
O Paraná conseguiu posição de destaque no mercado nacional e internacional ao proibir a comercialização da soja transgênica. No entanto, uma liminar do TRF-Tribunal Regional Federal, em Porto Alegre/RS, liberou a exportação da versão geneticamente modificada do grão através do porto paranaense. O lance é que o Porto de Paranaguá (PR) atende, ao lado do Porto de Santos (SP), às maiores demandas de exportação da soja brasileira.
O governador do Estado, Roberto Requião (PMDB), afirmou que o Paraná apelaria ao STF-Supremo Tribunal Federal para garantir o direito de exportar apenas soja tradicional. Segundo Requião, o Paranaguá possui um enorme diferencial de qualidade na restrição que estabeleceu à soja transgênica. Além disso, o governador acredita que o TRF cometeu um crime ao permitir que os dois tipos de soja se misturem.
Ocorre que a Lei de Biossegurança do Brasil determina que grãos geneticamente modificados devem ser identificados e separados dos tradicionais. Segundo o procurador-geral do Estado, Sérgio Botto, pode haver contaminação entre as duas versões do produto, se o embarque de soja transgênica for realmente permitido.
SAIBA MAIS
Agência Notícias do Planalto
www.noticiasdoplanalto.net
Para ouvir a matéria, clique no alto-falante em
http://www.noticiasdoplanalto.net/index.php?option=com_content&task=view&id=1091&Itemid=43
LADO B

Lula foi surpreendido pela reação de Requião, que as "passou pra dentro" na hora e começou a mascá-las. O governador do Paraná cuspiu tudo rapidinho, quando Lula avisou que as sementes conteriam uma toxina.
O que você achou da marmota? Deu até no Jornal Nacional há meses, mas é legal lembrar!!! De novo, sempre há tempo de aprender alguma coisa nova!!!
VEJA TUDO
http://www.youtube.com/watch?v=8WgrUhuzghc