06 abril 2006

CAVALEIRO DO CORDEL

Edição traz em versos a saga do Quixote


O que tem a Europa Medieval a haver com o Nordeste brasileiro? Tudo! Basta dizer que personagens como o imperador Carlos Magno e os 12 Pares de França, o navegador João de Calais, a sábia Donzela Teodora, a Imperatriz Porcina, Camões, Dom Sebastião, Pedro Malazartes e tantos outros que vieram na mala dos nossos colonizadores se mantêm vivos e influentes no cotidiano da gente nordestina.

Desta perspectiva, podemos afirmar com galhardia que o picaresco Dom Quixote está finalmente voltando às suas origens e raízes européias. Pois, ao finalizar este trabalho que o leitor agora tem em mãos, o poeta e ilustrador Antônio Klévisson Viana prima por realinhar a fantástica narrativa de Cervantes à literatura popular medieval.

Em As aventuras de Dom Quixote em versos de cordel o autor, despido da ingênua pretensão de querer "atualizar" ou "modernizar" ou "adaptar" a verve do grande sonhador de Alcalá de Henares, arma-se não obstante da mesma coragem, disposição, iniciativa e despojamento que os personagens que caracteriza para envergar as asas do bardo canindeense em que se transfigura, desbravando novos e iluminados horizontes.

E assim nos brinda com uma primorosa releitura, em sextilhas, do mito sempre atual, embora criado há cerca de 400 anos, do cavaleiro andante que ama a justiça e é fiel à mulher perfeita, inatingível, que lhe inspira os feitos mais banais. Por suas burlescas empreitadas nosso herói tornar-se-ia o "Cavaleiro da Triste Figura", a representar metaforicamente o gênero humano, enquanto o texto de Cervantes segue rompendo os séculos e sacudindo as letras.

E assim vamos encontrando todos os elementos necessários a que alcem vôo o pensamento e a imaginação — desde o humor fino aos delicados traços que emolduram os bem-amanhados heptassílabos cunhados por Klévisson —, que tornam esta obra altamente recomendável aos leitores em qualquer idade.

Mais especialmente ainda àqueles que, por estarem em época escolar e na busca por nutrirem-se de adequada informação sobre as coisas do mundo, vão encontrar no Quixote a fábula das artimanhas e tradições dos homens, propondo, além disso, entretenimento sadio de alta qualidade, capaz de permitir-lhes sonhar com um mundo melhor. Leiam, divirtam-se, recomendem e aprendam as lições que nos chegam desde há séculos pelas peripécias de Dom Quixote, um apelo à mente e ao coração.


ADQUIRA
As aventuras de Dom Quixote em versos de cordel
adaptação livre de Klévisson Viana - 45 páginas - Preço: R$ 20,00
Editora Tupynanquim - pedidos para
kleviana@ig.com.br