05 junho 2006

TANTRA

Um pouco do conceito, sem pré-conceitos

O Tantra é escrito na linguagem do amor, não na linguagem da lógica. Quando você está em profundo amor, sua mente deixa de existir. Não existe passado; somente o momento presente torna-se tudo. O presente é o único tempo, o agora é tudo — nenhum passado, e nenhum futuro.

Todos os ensinamentos religiosos estão preocupados com o “como se ir além da inconsciência”, “como se ficar consciente”. Para o Tantra, isso é uma dualidade — inconsciente e consciente. Se você se move do inconsciente para o consciente, você está se movendo de uma parte da dualidade para a outra. Mova-se para além de ambas! Então, simplesmente seja!

"Deus é amor" é uma afirmação tântrica. Significa que, em nossa experiência, o amor é a única realidade que chega mais perto de Deus, do divino, porque no amor a unidade é sentida. Por isso existe tanto anseio por sexo. O anseio real é por unidade, mas essa unidade não é sexual. No sexo, dois corpos têm somente a sensação ilusória de se tornarem um, mas eles não são um, eles estão apenas juntos.

Por um simples momento, dois corpos se esquecem de si mesmos — um está no outro e uma certa unidade física é sentida. Esse anseio não é ruim, mas ficar parado nele é perigoso, já que mostra um profundo impulso para sentir-se “a” unidade. No amor, em um plano superior, o "eu interior" se move, funde-se com o outro — e existe aí a unidade. A dualidade se dissolve. Então, mova-se além do sexo.

“O Tantra diz para aceitar o que quer que você seja. Você é um grande mistério de energia multidimensional; aceite isso e mova-se com toda a energia, com profunda sensibilidade, atenção, amor e compreensão. Mova-se assim e então cada desejo torna-se uma ajuda. Então, esse próprio mundo é o Nirvana, este próprio corpo é o Templo — um Templo Sagrado.” (Osho)

Tantra é uma maneira de se usar o corpo e a mente como instrumentos físicos da realização divina. O corpo e a mente constituem o “eu inferior”, e juntos eles têm uma tendência para dirigir as suas ações, a fim de perpetuar a sua existência, como se apresentam. Mas o Tantra tem o propósito de liberar e transformar o corpo e a mente em sua jornada espiritual.

Tantra é uma ferramenta para lidar com o mundo físico, e é experienciado pelo corpo físico. A raíz "tan" sugere "extensão" e a atenuação que nos dá a palavra “tênue” em Português. “Tan-tra” é então o estado sublime que se cria quando a mente, o ego e o intelecto tornam-se inativos através de uma experiência de fusão sensorial — como, por exemplo, a massagem.

A massagem tântrica é sempre aplicada entre parceiros amorosos ou casais, pois deve existir a troca de polaridades. É essencialmente preventiva e age para restabelecer o equilíbrio físico-espiritual do indivíduo. Harmoniza os corpos energéticos, previne doenças estimulando as defesas naturais do organismo e atua principalmente sobre os sistemas glandular e endócrino(chakras), além de tratar fraquezas gerais do coração, fadiga, desequilíbrios nervosos, perturbações mentais e emocionais e harmonizar a sexualidade.

Além de ser algo muito prazeroso, a massagem tenta elevar a energia kundalini até o chakra do coração, para provocar a expansão da consciência. Faz-se bastante alongamento na coluna, que é por onde kundalini se manifesta, e no mínimo a pessoa consegue ter insights dessa energia. Kundalini é uma energia de vida com capacidade de provocar a elevação do ser. Kundalini alimenta todos os nossos chakras, que são outro nível muito trabalhado pela massagem tântrica.


SAIBA MAIS
O colunista Marcelo Dhyana é terapeuta corporal e sannyasin* e está residindo novamente em São Paulo.

marcelodhyana@globo.com

*Um “sannyasin” é um monge que fez seus votos finais de renúncia, de acordo com certos ritos hindus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixando aqui sua opinião: