22 dezembro 2008

MONSTRUOSIDADE

Festa a caráter



Fortaleza mostrou potencial para congregar milhares de fãs no Centro de Convenções Edson Queiroz no SANA-Fest (Festival da Super-Amostra Nacional de Animes). Em dois dias de janeiro, o evento iniciou as celebrações, na capital cearense, do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e incluiu palestras de dubladores e uma etapa classificatória do WCS (concurso mundial de cosplay).

Mais à frente, em três dias de julho, a Fundação Cultural Nipônica Brasileira apoiou a realização da 8.ª Super-Amostra Nacional de Animes, para um público estimado em 30 mil pessoas que prestigiaram oficinas, exposições, desfiles de moda, apresentações de artes marciais, mais palestras de dubladores e shows de bandas locais e consumiram card games e RPGs, animes, música e mangás.

Até um quarteto veio direto da Terra do Sol Nascente: Kouji Wada (Digimon/Butterfly), Ricardo Cruz (Jam Project), Yumi Matsuzawa (Cavaleiros do Zodíaco/Chikyugi) e Nobuo Yamada (Cavaleiros do Zodíaco/Pegasus Fantasy) botaram pra rachar no palco principal do evento, entoando os hits que encantam os otakus.

E para fechar 2008, a cidade recebeu a Monstra Expo Festa Comix, o desdobramento natural da série de eventos "Monstra", articulada pelo Grupo ArtZ. No sábado antes do Natal, encontro de desenhistas, e à noite, para comemorar mais um ano de sucesso, festa com exposição!!!

Das 10h às 12h, os desenhistas foram à exposição Monstra Comix, no Sobrado Dr. José Lourenço, no Centro, e rolou um bate-papo com os artistas do traço Guabiras, Saulo Tiago e Everton Silva, que lançaram os fanzines Aruá (Guabiras), Revólver (Tiago Saulo), Adulterado (Everton Silva) e Interferência (Tiago e Everton), além de Anti Usual e Monstra Comix, mais uma coleção de posters (lambe-lambe).

Cinematograficamente, o cenário do Sobrado (a exposição em si) compunha ao redor um recorte da produção independente contemporânea mundial de histórias em quadrinhos. A partir das 22h, foi a vez da Festa da Monstra - Especial de Natal, no Mocó Studio, (Praia de Iracema).

Entre as atrações, a exposição coletiva Queimação Total, que ofereceu obras de R$ 1 a R$ 100 dos artistas David Suárez, Denilson Albano, Diego Akel, Érica Zoe, Everton Silva, Felipe Fox, Franciscus Galba, Franklin de Oliveira, Marcílio S., Saulo Tiago, Siegbert Franklin e Weaver Lima.

Nos momentos do agito, observou-se intenso escambo de posters, zines e revistas de quadrinhos, e as pessoas muito à vontade, ao som dos DJs Marquinhos, GVale e Raphael Villar. Com tudo isso, só queremos colaborar para que todo(a)s em 2009 cheguem, no mínimo, ao mesmo padrão!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixando aqui sua opinião: