21 maio 2012

ADÃO & MIRIAN

Sem pecado e sem juízo*


Sexo, corpo, traição e risadas conduzem o bem-humorado livro lançado pela antropóloga Mirian Goldenberg, ilustrado pelo cartunista gaúcho Adão Iturrusgarai.

Pedalando no calçadão de Ipanema em 2006, Adão abordou a antropóloga e lhe disse ter ideias que afinavam com temas estudados por ela: sexo, relacionamento, corpo, infidelidade...

Os dois nunca mais se cruzaram, até que, cinco anos depois, Mirian escreveu ao cartunista propondo enfim consumar a parceria. O resultado é o livro Tudo o que você não queria saber sobre sexo, que acaba de sair pela editora Record.


Baseado em pesquisas da antenadíssima antropóloga, professora da UFRJ e colunista do caderno "Equilíbrio", da Folha de S.Paulo, Adão, que também colabora no jornal, desenhou cartuns e tiras coloridos para o volume.


São três os estudos de Mirian, realizados com homens e mulheres do Rio de Janeiro: um sobre infidelidade, casamento e sexualidade; outro dedicado à risada; e o terceiro, centrado em questões que abordam corpo, felicidade e envelhecimento (só este último tema ficou fora do livro).


Os desenhos de Adão por vezes refletem os resultados das pesquisas, noutras são licenças criativas que se mesclam a ilustrações com gráficos que reproduzem mais diretamente os questionários (exemplo: 60% dos homens já foram infiéis, contra 47% das mulheres).


"Descobri, no meu trabalho, que o humor mobiliza e faz as pessoas pensarem mais do que se estivessem diante de um texto analítico pesado. Este livro coroa essa tendência", explica Mirian.


Uma boa sacada de edição foi reproduzir a troca de e-mails entre os autores, descrevendo as brincadeiras e o processo de construção conjunta do trabalho.


Ali ficamos sabendo também que, com o dinheiro das vendas do livro, Adão sonha comprar uma casa maior, enquanto Mirian quer um belo massagista.


"Espero que consigamos atingir nossos objetivos: minha mansão com barco e seu massagista com cérebro", escreve Adão em uma mensagem. Ao que Mirian responde: "Quem disse que precisa ter cérebro?".


Confira algumas tiras:


















(*com edição de conteúdo publicado em www1.folha.uol.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixando aqui sua opinião: