A escola não ensina
Alguns (bons) conselhos, atribuídos ao notório criador da Microsoft, fazem a atenção voltar-se sobre como a "política educacional de vida fácil para as crianças" tem criado uma geração que não é capaz de formular um conceito objetivo do que seja a "realidade", mostrando ainda como as pessoas vêm falhando em suas vidas posteriores aos anos escolares.
A situação imaginada seria uma sala de aula, em que Bill Gates falaria rapidamente para uma atenta platéia de alunos antes entediados e sem foco nas suas juvenis existências.
Ora, estamos sempre à caça de elementos sintéticos para traduzir em palavras os bons exemplos que possam ser ensinados aos que aí estão, debatendo-se na busca por um "lugar ao sol". Por tudo isso, pela memória dos nossos pais e em prol do "pé-no-chão" tão necessário aos nossos filhos e filhas (e até a muitos de nós mesmos!), transcrevemos a seguir em 11 breves itens os seus (sábios) supostos "ensinamentos", transmitidos naquela ocasião:
Regra 1 — A vida não é fácil: acostume-se com isso.
Regra 2 — O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo(a).
Regra 3 — Você não ganhará R$ 20 mil por mês assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição, antes que tenha conseguido por si mesmo(a) comprar seu próprio carro e telefone.
Regra 4 — Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.
Regra 5 — Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo da sua posição social. Seus avós (e pais) têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de "oportunidade".
Regra 6 — Se você fracassar, não é culpa de seus pais. Então não lamente seus erros, aprenda com eles.
Regra 7 — Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são “ridículos". Então, antes de salvar o planeta para a próxima geração querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto.
Regra 8 — Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas, você nem repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece com absolutamente NADA na vida real. Se pisar na bola, está despedido(a), RUA !!! Portanto, faça tudo certo logo na primeira vez.
Regra 9 — A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o(a) ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.
Regra 10 — Televisão NÃO é vida real. Na vida real, as pessoas TÊM que deixar o surfe, o bate-bola, o namoro, os videogames, o barzinho ou a boate e ir trabalhar.
Regra 11 — Seja legal com os CDFs (aqueles estudantes que os demais julgam que são uns babacas). Existe uma graaande probabilidade de você um belo dia vir a trabalhar PARA um deles.
Estes sutis "toques", atribuídos ao dono da maior fortuna pessoal do mundo e da Microsoft — a única empresa que enfrentou e venceu a Big Blue (IBM) desde a sua fundação em meados de 1900, a empresa que construiu o primeiro "cérebro-eletrônico" (computador) — têm com toda a certeza um valor que transcende qualquer abobrinha que você possa vir a formular (se você fosse capaz, porra, você seria o Bill Gates!).
Portanto, ponha-os em prática! E reflita: não é à-toa que o nome do cara é "gates" (portões): aprenda a passar por eles! Agradeça a Deus ter-lhe dado pais assim tão pacientes... E, por fim, se ligue, porque eles não vão estar aí para sempre.
SAIBA MAIS
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bill_Gates
19 janeiro 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe, deixando aqui sua opinião: