04 fevereiro 2008

INVENTÁRIO GLOBAL

Mapeando a natureza



Viagens de Descobrimento – três séculos de explorações e História Natural congrega 300 anos da história da busca pelo conhecimento da natureza. O volume finalmente chega ao público brasileiro, revelando o riquíssimo período da humanidade em que cientistas, ilustradores e viajantes desenvolveram o primeiro grande inventário global.

O livro reúne 340 deslumbrantes ilustrações inéditas (pertencentes ao acervo do Museu de História Natural de Londres), realizadas por artistas que acompanharam, em suas expedições pioneiras, desbravadores como Charles Darwin e James Cook, destacando personagens menos conhecidos, porém igualmente importantes na elaboração do evolucionismo, como Alfred Russel Wallace e Henry Walter Bates.

O trabalho explora material de viagens exploratórias que ajudaram a construir os critérios de cientificidade contemporâneos no grande mapeamento ocorrido entre os séculos XVII e XIX. Traz, ainda, informações produzidas pelos três grandes naturalistas que fizeram pesquisa de campo no Brasil, às vésperas da comemoração dos 150 anos da Teoria da Evolução.

Viagens de descobrimento, enfim, mostra o processo de reconhecimento do mundo natural pela ciência européia, do qual somos todos herdeiros, enquanto revela as proezas de homens e mulheres que, por meio da observação e da habilidade artística, ampliaram os limites do conhecimento de sua época. A coragem desses desbravadores estabeleceu as bases da ciência moderna em geral (e da genética em particular).

A existência desta obra e a fonte inesgotável de documentos na qual ela se baseia devem-se à visão do governo britânico no final do século XVIII e ao acervo do viajante Hans Sloane. Uma de suas coleções mais significativas foi reunida durante sua primeira viagem à Jamaica (que trouxe à humanidade não só o chocolate ao leite como um relato detalhado da história natural da ilha, ilustrado por um artista nativo, o Reverendo Garret Moore). Antes de falecer, Hans Sloane doou suas coleções ao Governo Britânico, dando origem ao Natural History Museum de Londres e iniciando sua fabulosa coleção de mais de 68 milhões de espécimes.

Uma das histórias mais fascinantes é a da ilustradora Maria Sybilla Merian, que em 1699 foi ao Suriname a fim de realizar uma série de desenhos sobre a metamorfose das borboletas, incluindo as plantas hospedeiras de larvas. Tal era a qualidade de suas ilustrações que, quando o consagrado naturalista sueco Carl von Linné preparou seu compêndio descrevendo todos os animais então conhecidos, não pôde deixar de incluir as espécies por ela registradas.

Este grande inventário global de viajantes permitiu aos naturalistas unificar o mundo vivo em torno de teorias baseadas num equilíbrio biológico tenso e dinâmico, em substituição às concepções tradicionais que descreviam a imutabilidade e a harmonia da criação. Doutor em Biologia Marinha pela Universidade de Liverpool, Tony Rice, o autor deste volume, trabalhou no museu até se aposentar. Atualmente consultor ambiental na Inglaterra, publicou mais de 200 artigos e livros e aqui apresenta manuscritos e originais em boa parte desconhecidos, nomeando as circunstâncias nas quais o acervo foi coletado, pintado, classificado e descrito, antes de compor as ricas coleções do Museu.

Assina a introdução da edição brasileira a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Lorelai Kury, doutora em Histoire Et Civilisations pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales na França e professora da UERG-Universidade do Estado do Rio de Janeiro.


SERVIÇO

Viagens de descobrimento – três séculos de explorações e História Natural
Tony Rice (340 páginas, 340 ilustrações) - 27,5 x 31 cm - R$ 120
Tradução: Flavia Carneiro Anderson e Fernanda Schnoor (legendas)

PEDIDOS
Andrea Jakobsson Estúdio Editorial Ltda.
Rua Xavier da Silveira, 45 – sala 906 – Copacabana/RJ
(21) 2267-6763
http://www.andreajakobssonestudioeditorial.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixando aqui sua opinião: