12 dezembro 2013

HAJA ÁGUA


O Mar Vermelho
vai tentar salvar
o Mar Morto
da extinção*





O mar Morto está, literalmente, morrendo. Caso mantenha o ritmo de evaporação que o fez perder 27 metros desde 1962, o lago já tem até data prevista para ser gravada na lápide: 2050. Para tentar frear o processo de extinção — conhecido pela sua elevada concentração de magnésio, cálcio, potássio e bromo, onde somente bactérias conseguem sobreviver —, os três povos banhados pelo mar (Israel, Jordânia e a Autoridade Palestina) assinaram na segunda-feira, 9 de dezembro, um acordo de construção de um duto para transpor água do mar Vermelho para o mar Morto.

Com apenas 50 milímetros de chuvas acumuladas, a margem do Mar Morto retrocede atualmente 1,5 metro por ano. São 500 milhões de metros cúbicos de água evaporados anualmente.

A ideia é extrair anualmente até 200 milhões de metros cúbicos de água do mar Vermelho, que passará por uma rede de tubulações instalada na Jordânia. Desses, 80 milhões serão dessalinizados, a fim de fornecer água potável para a Jordânia e o sul de Israel. O restante, junto aos resíduos da dessalinização, será despejado no mar Morto, visando evitar sua extinção.

Desde 2005, o Banco Mundial analisa o projeto, cuja viabilidade foi testada em 2012, estimando um custo final de 22,9 bilhões de reais.

Ambientalistas, contudo, acusam o acordo de cooperação de ser meramente político, sem impacto efetivo na preservação do lago. “Os estudos preliminares demonstram que, ao misturar a água do mar Vermelho com a do mar Morto, seriam produzidos depósitos de gesso. A qualidade e composição química da água de ambos os corpos é diferente. Existe o risco de que se crie uma crosta de gesso flutuante. Isso significaria matar duas vezes o mar Morto”, afirmou ao jornal El País Marcelo Sternberg, professor do Departamento de Biologia Molecular e Ecologia Vegetal da Universidade de Tel Aviv.


*conteúdo publicado em www.ecodesenvolvimento.org
Imagem: Armando Lodi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixando aqui sua opinião: