17 julho 2014

UM LUGAR MELHOR


"Às vezes ouço o canto
de uns passarinhos..."*

Bucolismo: "The Reflection Pool" com "The Singing Tower" ao fundo

Em Julho de 2014 a tradicional revista mensal norte americana Ladies’ Home Journal, com 131 anos de idade, publicará a sua última edição. A revista continuará apenas na internet, mais um sinal da mudança dos tempos. Ao ler a notícia me lembrei de um “causo”.

Conheci o Ladies' Home Journal através de um de seus editores, Edward Bok (de origem holandesa, seu nome de batismo era Eduard Willem Gerard Cesar Hidde Bok. Nascido em outubro de 1863, partiu em janeiro de 1930, levando consigo um prêmio Pulitzer), que escreveu um livro chamado The Americanization of Edward Bok

Nele ele conta a história de seu avô, que viveu na Dinamarca e foi designado pelo rei para liderar um grupo de soldados no combate a piratas que infernizavam uma região da costa dinamarquesa. Bok instalou seu quartel-general numa ilhota desolada e, após alguns anos de luta, conseguiu dizimar os piratas. Agradecido, o rei perguntou a Bok o que ele gostaria de receber como retribuição, e ouviu atônito o pedido: um pedaço de terra na tal ilha desolada. 

Ninguém entendeu, pois a ilha era um pedaço de nada, sem qualquer estrutura; como alguém poderia querer viver ali? E Bok respondeu: “Quero plantar árvores, quero tornar a ilha um lugar bonito”. Enlouquecera? Além da desolação, a ilha era constantemente assolada por temporais e fortes ventos! Ele seria incapaz de plantar qualquer coisa ali!

Diante da insistência, o rei concedeu o pedido e Bok mudou-se para a ilha, construiu uma casa e levou consigo sua esposa. Por anos os dois, laboriosa e persistentemente, plantaram árvores, grama e arbustos pela ilha. Gradualmente a vegetação tomou conta e, numa manhã, eles acordaram com o canto de pássaros. Até então, jamais havia aparecido um pássaro por lá! Com o tempo a ilha se tornou um lugar aprazível, que hoje é visitado por milhares de turistas. Ao morrer, o velho Bok pediu que inscrevessem em sua lápide: “Faça o mundo um pouco mais bonito e melhor porque você viveu nele.”

Muitos anos depois, Edward Bok, o neto, aos 50 anos de idade se aposentou do Ladies’ Home Journal e, um dia, viajando pela Flórida, ao conhecer um lugar chamado Iron Mountain, o ponto mais alto da Flórida, teve uma ideia: por que não repetir o feito de seu avô?

Ele então comprou o terreno e transformou a área no Mountain Lake Sanctuary, em Lake Wales. Ao morrer, deixou a propriedade para o estado da Flórida. Hoje o local é uma atração turística — também conhecida como Bok Tower Gardens, que você pode apreciar em boktowergardens.org.

Na lápide de Edward Bok, o neto, está escrito: “Faça o mundo um pouco mais bonito e melhor porque você viveu nele.”

Conto essa história para celebrar os 10 anos de lançamento de meu livro Brasileiros Pocotó que floresceu para dar no que hoje é o Café Brasil, minha vida, meu propósito, o que sou. Em 2004 eu tinha 48 anos de idade e a intenção de ajudar a desemburrecer o Brasil e fazer o mundo um pouco mais bonito e melhor, sabe porquê?

Porque vivo nele.

Dez anos depois, constato que não é fácil, todo dia é uma luta, às vezes dá desânimo, sensação de impotência e vontade de desistir. Mas aí ouço o canto de uns passarinhos...

“Fazer o mundo um pouco mais bonito e melhor porque você viveu nele.”

Obrigado por compartilhar do mesmo propósito.



*Luciano Pires é jornalista, blogueiro e trabalha com muito
afinco no afã de tentar despocotizar a mente da brasileirada.
Imagem: The Singing Tower, em Bok Tower Gardens (FLA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixando aqui sua opinião: