18 fevereiro 2021

RED MEAT não é só “carne vermelha”? É não...

 


Realmente ainda me surpreendo ao constatar que muitos leitores acreditam que “quadrinhos” são apenas gibis da “Turma da Mônica” (aargh!), além de patos, ratos e cães da Disney, caubóis e detetives justiceiros e supersseres que também se exibem nas telas dos cinemas e da web, brigando o tempo todo com supervilões e entre si.

Na verdade, nos quadrinhos existe e sempre existiu todo tipo de narrativa possível, assim como na literatura, e até existem aqueles que ninguém conseguiria imaginar: este é bem o caso da tira independente e alternativa “Red Meat” - uma expressão frasal que, além de referir-se ao corpo humano sexualizado ("meat"), também acolhe temas políticos que confrontam e assustam a extrema direita.


Então, preparem-se, porque o que seu autor, o cartunista americano Max Cannon faz, é barbarizar e horrorizar qualquer conservadorismo, sem ética ou pudor, com sua estética fria e seus sociopáticos e/ou cruéis comentários.

 Após sua estreia em 1989, “Red Meat” foi publicada em mais de 160 jornais, notadamente semanários alternativos e jornais universitários, nos EUA e outros países. Este livro é uma compilação, entre as três disponíveis no site: a partir de 1996, o trabalho de Cannon passou a ser apresentado exclusivamente online (acesse www.redmeat.com/).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixando aqui sua opinião: