06 março 2008

ALTO ASTRAL

Novo formato da Lua Nova



Imagine-se em busca de relaxamento mental / físico e recarga das energias, numa chácara afastada do burburinho urbano, com um Buddha Hall bem montado, alojamentos para participantes e um mínimo de instalações básicas e necessárias para tornar-se um pólo de atração de interessado(a)s em programas de meditação e grupos de crescimento. Imagine um espaço terapêutico criado para o autoconhecimento, para a meditação e momentos de relaxamento, que trata da produção de bem-estar pela mobilização de técnicas anti-estresse.

Mais do que tudo isso, a energia do lugar mostra-se perfeita. O local revela-se um ambiente acolhedor, amoroso e descontraído para os participantes das vivências promovidas e compartilhadas. Emana um desejável clima em que meditação e celebração andam de mãos dadas e onde as pessoas sentem-se à vontade para, simplesmente, serem felizes.

Os coordenadores do centro, o Ashara e a Juhi, informam que o espaço de crescimento utiliza diversas terapias e meditações em absoluta sintonia com a mensagem de Osho, com o objetivo de permitir a aprendizagem de um viver de forma mais plena e saudável. O slogan escolhido por eles — Aprendendo a viver plenamente — abre-se à proposta de uma programação voltada a questões simples, porém essenciais da vida de qualquer um de nós.

Questões que perpassam por relacionamentos, filhos, saúde, amor, riso, choro, dança, brincadeira — enfim, tudo o que é humano. Através da abordagem desses temas, goteja o autoconhecimento que é a base da felicidade, o bem maior que todos desejamos. Ao invés de apenas apresentar um discurso, como tantos que temos ouvido, Ashara e a Juhi estão sabendo despertar o respeito e o reconhecimento de parceiros de jornada e admiração pela obra de Osho.

Ashara tornou-se sannyasin em 1984, quando esteve na comunidade de Osho no Estado de Oregon (EUA). Formado em Economia, trabalhou 14 anos no Banco do Nordeste do Brasil, para tomar em 1990 a decisão de abandonar esse trabalho, vender o que possuía e seguir, com Juhi e o filho, para Poona, Índia, com a intenção de lá viverem indefinidamente. Então se aprofundaram no que os iniciados chamam genericamente de "trabalho terapêutico segundo a visão de Osho".

Segundo o também sannyasin Champak, Ashara e Juhi atuaram em diversos departamentos da comunidade e formaram-se como Osho Terapeutas, trabalharam na Multiversity e ainda hoje fazem parte da equipe de terapeutas do Osho International Meditation Resort. Desta forma, garantem que o uso da terapia segundo a visão de Osho ocorre sob sua coordenação com competência e responsabilidade.

Ashara tem se especializado em trabalhos com os chakras, em Terapia da Respiração e em Constelação Familiar. É terapeuta há 20 anos e já ministrou cursos de terapia em todo o Brasil. Juhi é pedagoga, com 30 anos de experiência na área educacional, especialização em Psicopedagogia e Psicodrama. Professora universitária, há 10 anos atua como terapeuta e vem se aprofundando nas questões referentes aos relacionamentos, com formação em Dinâmicas de Grupo e em terapia de Osho Co-dependência, com os seus criadores Krishnananda e Amana.

Desde 1987 Ashara e Juhi têm estado à frente de Centros de Meditação de Osho, como o antigo Osho Premadhara, passando pelo Osho Tazeen, e agora com o Osho Estação Zen. O projeto que estão desenvolvendo para expandir os trabalhos oferecidos no espaço levou Champak a declarar: "Foi exatamente nesse ponto que senti total identificação com um meu antigo sonho. Percebi que aqui era o lugar onde poderia colocar minha força, minhas habilidades, minha vontade e ajudar estes meus amigos e construir um sonho que também é meu: dispormos no Brasil de um espaço onde claramente a mensagem do Osho seja não apenas proclamada, mas também vivenciada em programas residenciais, com um suporte terapêutico e amoroso segundo sua visão, e com um mínimo de condições satisfatórias de hospedagem para receber pessoas de todo o País e mesmo do exterior", complementa.

O aprofundamento de vivências, representado por um mergulho em programas residenciais é, muitas vezes, fundamental para o processo de transformação interior. Em abril do ano passado, o centro realizou o Osho Saúde Total, um programa que objetivou oferecer ferramentas simples e eficientes para se alcançar o bem-estar físico, mental, emocional e espiritual. Compreendeu os quatro níveis de relaxamento descritos por Osho — 1) Relaxando o Corpo Físico: dissolvendo as armaduras impregnadas no corpo e mobilizando as energias estagnadas; 2) Relaxando a Mente: limpando as confusões da mente e alcançando um espaço de paz e silêncio interior; 3) Relaxando as Emoções: utilizando a compreensão para transformar as emoções de forma positiva e consciente: e 4) Relaxando o Ser: expressando nossa essência mais profunda através do riso, da dança e da brincadeira.

Em novo formato este ano, para a Celebração da Lua Nova o centro convidou a pedagoga Fátima Limaverde, diretora da Escola Vila, fundada em 1981 em Fortaleza, para colaborar nas vivências. Segue a programação.

Dia 7, sexta: Celebração da Lua Nova (Fátima Limaverde com Danças Circulares)

Dias 8 e 9, sábado e domingo: Reiki - Nível II (com Revati Ma Dhyan)

Dias 20 a 23, quinta a domingo (Semana Santa): A arte do Encontro (com Juhi e Ashara)
Dia 29, sábado: Oficina de Constelação Familiar (08h30, com Ashara)

Dia 30, Domingo: Vivência Meditativa (07h30 às 18h00 - pré-requisito para Escola de Mistérios)

Sessões individuais: com hora marcada.




"Não há nenhum caminho, nenhum lugar para se ir, nenhum conselheiro, nenhum professor, nenhum mestre. Você é o que a existência quer que você seja. Então, relaxe."

(Osho Rajneesh)



AFINE-SE
Estação Zen
Rua Lima de Oliveira, 180 - Mangabeira - Eusébio/CE

Tels.: (85) 3229-8511 / 8867-8511 / 8883-8511

SAIBA MAIS



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixando aqui sua opinião: