06 março 2008

BEM-ESTAR CORPORAL

Modelagem humana










O Instituto Philippe Souchard, do fisioterapeuta francês que criou o método RPG-Reeducação Postural Global, chega ao Rio de Janeiro. O tratamento fisioterapêutico revolucionário criado por Souchard conta atualmente com mais de 8 mil especialistas atuando em vários países, entre eles França, Suíça, Portugal, Espanha, Itália, Bélgica, Luxemburgo, Canadá, Argentina, Venezuela, Uruguai, Peru, Chile e Brasil.

A sede carioca da entidade será inaugurada dia 07 de março, sexta-feira, em um prédio de 1934 localizado no Jardim Botânico, aonde serão realizados cursos e atendimentos.

"Uma modelagem humana". Com esta simples descrição, o físico e fisioterapeuta francês Philippe Souchard definiu o conceito da RPG, método criado por ele nos anos 1980 e que conta hoje com metade de seus especialistas formados no Brasil — um dos países, segundo ele, onde o método mais se desenvolveu.

"Acho que isso se deve ao modo de trabalhar do brasileiro, que tem grande facilidade para o aspecto manual", caracteriza Souchard, que arrisca sua visão com grande conhecimento do País. Casado com a carioca Sonia Pardellas Souchard, também fisioterapeuta e monitora da UIPTM-Université Internationale Permanente de Therapie Manuelle, Souchard vem ao Brasil habitualmente para ministrar cursos voltados a fisioterapeutas, em diversos estados.

Em 2005, ele inaugurou o Instituto Philippe Souchard de Reeducação Postural Global em São Paulo, voltado para difusão da RPG e formação de profissionais. A sede de São Paulo e a do Rio de Janeiro são os únicos centros, além da sede da França, que ele mesmo administra. Nos outros países onde o Instituto está presente, os centros localizam-se em universidades e associações.

"Depois de ter criado em São Paulo o primeiro instituto, ficou evidente que, se fosse possível, teria que ser aberto um outro na Cidade Maravilhosa. Esta sede no Rio de Janeiro me deixa muito feliz e é também uma homenagem à Sonia, carioca da gema, que me assiste há anos, e também às minhas queridas assistentes Rita Menezes, Mônica Rodrigues, Soraia Guerra e Julieta Rubinetti", detalha Souchard, acrescentando uma conotação sentimental à inauguração do dia 7 de março.



Philippe Souchard é também o autor de mais de 15 títulos publicados, entre eles O Campo fechado, bases da Reeducação Postural Global, livro que difundiu o método mundo afora.

O RPG consiste em um método indicado para todas as patologias tratadas pela Fisioterapia. é assim que problemas morfológicos, articulares, neurológicos, traumáticos, respiratórios e até esportivos podem ser trabalhados, a partir de um dos diferenciais da RPG, que é a revalorização da função estática dos músculos.



Solicitados em permanência, eles podem encurtar-se e perder sua flexibilidade, freando os movimentos e deformando o corpo. Assim, um dos princípios do RPG consiste em identificar e alongar os músculos responsáveis pela alteração postural.


Por outro lado, os músculos são organizados de forma coerente em "cadeias musculares" e que, consequentemente, toda tentativa de alongamento acarreta compensações. O método propõe que o paciente seja tratado como um todo, com alongamentos feitos de maneira global, em atendimentos individuais que duram cerca de uma hora. A Reeducação Postural Global une ainda conceitos de individualidade (as pessoas não são iguais), causalidade (busca as causas do sintoma) e globalidade (trata o doente e não a doença).

Hoje, a marca RPG, criada por Philippe Souchard, é reconhecida e respeitada pelos órgãos oficiais da Fisioterapia nos países onde está implantada e representa um tratamento de ponta, utilizado nos melhores hospitais, clinicas e consultórios. As formações ministradas e supervisionadas pela equipe Souchard não são apenas um curso. Trata-se de uma qualificação profissional, reservada a fisioterapeutas graduados, com duração de cinco semanas, num total de 300 horas-aula, teóricas e práticas. Os fisioterapeutas formados em RPG original em todo o mundo podem atualizar-se gratuitamente e têm acesso a formações avançadas sobre temas específicos, atingindo uma carga horária total de mais de 600 horas.

E, se a marca RPG conquistou fama para o método, ao lado de outros grandes métodos fisioterápicos respeitados, é porque funciona. Mas o profissional que o utiliza, que reconhece o valor desse método, que investe tempo e dinheiro para aperfeiçoar-se, deve ser formado adequadamente pelo próprio autor e sua equipe, para aprendê-lo na sua forma original, autêntica e integral, tendo a garantia de poder aplicar perfeitamente o método nas patologias mais complexas e obter resultados à sua altura do seu esforço.


SAIBA MAIS
Instituto Philippe Souchard no RJ
Inauguração: dia 07 de março, sexta-feira, às 19 horas
Rua Getúlio das Neves, 19 - Jardim Botânico, Rio de Janeiro/RJ
Tel.: (21) 2508-8900 (A Dois Comunicação)

http://www.rpgsouchardinst.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixando aqui sua opinião: