07 agosto 2006

COSPLAY CHAMPIONS

Brasil fatura o WCS 2006


Os irmãos Mônica e Maurício Somenzari receberam o título mundial no maior concurso de cosplayers do mundo. Representando o Brasil pela primeira vez no evento — o World Cosplay Summit 2006 —, a dupla Somenzari superou adversários fortíssimos e conquistou o 1.º lugar na grande final realizada domingo (6 de agosto), em Nagoya (Japão).

O megaevento promovido pela TV Aichi reuniu os melhores cosplayers — nome dado a pessoas que vestem fantasias (do inglês costumes) e atuam (são players, ou atores) como seus personagens preferidos de mangás e animês (respectivamente, histórias em quadrinhos japonesas e desenhos animados japoneses) — de todo o planeta. Resultado: os representantes do Brasil levaram a melhor, superando até mesmo as duplas do Japão, que têm óbvia tradição no universo cosplay.

Maurício e Mônica apresentaram-se como os personagens Rosiel e Alexiel, do animê Angel Sanctuary — atuação que já lhes havia valido o primeiro lugar na etapa brasileira do WCS 2006 (promovida pela Editora JBC), o que lhes valeu a classificação para a fase final no Japão. Na ordem das apresentações, os países participantes do concurso foram: Itália, Cingapura, Japão (representado por três duplas), Alemanha, China, Espanha, Tailândia, França e, por último, o grande campeão Brasil, cuja dupla representante foi, também, a mais aplaudida.

Mônica Somenzari revelou, após o anúncio da vitória, que não esperava ganhar o concurso "porque os outros concorrentes eram muito bons". Já Maurício pensava diferente: "Eu tinha uma certa esperança. Quando anunciaram o terceiro e o segundo lugares, tive a sensação de que algo de bom ia acontecer", disse o emocionado vencedor, que chegou às lágrimas de alegria.

Verdadeira lenda viva no universo dos mangás, um dos jurados do evento, Go Nagai (Cutey Honey, Devil Man, Kekko Kamen), afirmou que o Brasil esteve muito bem representado pelos irmãos Somenzari . "Eles fizeram uma boa apresentação no palco, o que impressionou a todos nós", detalhou ele. Nagai também gostou da dupla chinesa Ni Jiating e Yu Xinhao, que fez seu cosplay com base no game Final Fantasy 7 - Advent Children.

Com a conquista do título de Campeão Mundial do WCS, fica definitivamente consolidado o nome do Brasil no universo cosplay internacional. Com concursos que apresentam cosplayers e atuações cada vez mais elaboradas, todos torcemos para que, no próximo ano, a etapa brasileira do WCS (que será novamente promovida pela Editora JBC) envie à final mundial no Japão mais uma dupla que — quem sabe? — consiga repetir o feito (até então inédito) dos irmãos Maurício e Mônica.


SAIBA MAIS
Navegue pelo universo em que atua a Editora JBC (Japan-Brazil Communication)
www.editorajbc.com.br