03 novembro 2006

LUZES SOBRE A BÍBLIA

Cabala, Arqueologia e ciência atual


Pensador moderno, o rabino Aryeh Kaplan — um dos eruditos mais importantes, prolíficos e criativos da geração passada — legou-nos imensa obra ao falecer, em 1983. Em um de seus livros, Imortalidade e idade do Universo: Uma visão cabalista, Kaplan escreve sobre as leis da Torá (1), o misticismo e o pensamento judaicos e a Bíblia. Ao contrapor ensinamentos antiqüíssimos às mais recentes descobertas científicas, o autor brinda-nos com alguns de seus mais incisivos e estimulantes textos.

Navegando nas águas profundas da Cabala mostra, por exemplo, como a idade do Universo condiz (segundo a ciência moderna) com a cronologia da Criação relatada no Livro do Gênesis. Da mesma forma, traduz-nos a possibilidade (em termos biológicos) da longevidade dos Patriarcas antes do Dilúvio e a ressurreição dos mortos.

A obra inclui ainda uma discussão sobre Astrologia e Judaísmo e oferece ao leitor uma visão mística do relacionamento homem-mulher. Também integra este volume uma tradução ampliada do Or Hachayim (2) comentário do rabino Israel Lipschitz desenvolvido em 1845, considerado como primeira abordagem judaica sobre a descoberta de fósseis de milhões de anos à luz da Torá. (3)

E não é só: a obra O caminho de Deus, de Moshe Chaim Luzzatto, sistematiza toda a estrutura filosófica em consonância com a prática religiosa judaica, explorando o Regulamento Divino do Mundo e a interseção céus-Terra, de forma lógica e organizada. Aqui, as anotações e comentários esclarecedores do escritor-rabino Aryeh Kaplan tornam sua leitura mais agradável e fonte básica de inspiração e reflexão.

Para quem desejar aprofundar-se indo direto à fonte, o Or Hachayim de Chayim ben Attar (disponível em cinco volumes — respectivamente Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio), é um extenso comentário sobre a Torá desenvolvido no séc. XVIII pelo rabino Chayim ben Attar. Sua versão para o Inglês, realizada por Eliyahu Munk, educador com mais de 30 anos de atividade, tornou a obra mais acessível e palatável a uma audiência maior.


SAIBA MAIS
http://www.shabuatov.com/articulos/salanter.php

LEIA MAIS
Or Hachayim. Commentary on the Torah. Volume One: Genesis. Volume Two: Exodus. Volume Three: Leviticus.Volume Four: Numbers. Volume Five: Deuteronomy. Versão inglesa de Eliyahu Munk,1999. Urim Publications (ISBN: 965-7108-12-8 – 2.066 páginas, US$ 125 o conjunto em capa dura)

Imortalidade, ressurreição e idade do Universo: Uma visão cabalística, de Aryeh Kaplan. Editora Sefer (ISBN 85-85583-49-5 - 200 páginas, 16x23 cm, capa flexível)

O caminho de Deus, de Moshe Chaim Luzzatto. Editora Maayanot (280 páginas, R$ 24,00)

SERVIÇO
Editora Sefer
Al. Barros, 893 – Santa Cecília – São Paulo/SP
Tel.: (11) 3826-1366

(1) Torá (do hebraico תּוֹרָה, significando instrução, apontamento, lei) é o nome dado aos cinco primeiros livros do Tanakh (também chamados de Hamisha Humshei Torah, חמשה חומשי תורה - as cinco partes da Torá) que constituem o texto central do judaísmo. Contém os relatos sobre a criação do mundo, a origem da humanidade, o pacto de Deus com Abrãao e seus filhos, e a libertação dos filhos de Israel do Egito e sua peregrinação de 40 anos até a Terra Prometida.

Inclui também os mandamentos e leis que teriam sido dadas a Moisés para o povo de Israel. Por vezes o termo Torá designa, no judaísmo rabínico, todo o arcabouço da tradição judaica, incluindo a Torá escrita, a Torá oral (Talmude) e os ensinamentos rabínicos. O cristianismo baseado na tradução grega septuaginta também conhece a Torá como Pentateuco, que constitui os cinco primeiros livros da Bíblia cristã.

(2) O Or Hachayim é um comentário clássico, cujo texto original encontra-se na maior parte das edições da Mikraot Gedolot (publicado pela primeira vez em Veneza, Itália, 1524-25) com base no Códex Aleppo, mais antigo manuscrito hebreu conhecido contendo o texto completo da Bíblia. É o mais acurado e sagrado documento-fonte, tanto para o texto bíblico quanto para sua transmissão oral, tendo sido através dele que as Escrituras Sagradas vêm sendo preservadas e transmitidas de geração a geração.

O Códex Aleppo foi copiado pelo escriba Shlomo Ben-Buya'a há mais de mil anos e sua autenticidade é garantida pelo Massorah de Aaron Ben-Asher (último e mais proeminente membro da dinastia Ben-Asher, que produziu o texto hebreu da Bíblia). A
o leitor atento, Masorah é um grande corpo de comentários e críticas textuais das Escrituras Hebraicas, incluindo anotações sobre suas características e a ocorrência de certas palavras, fontes varietais, instruções para sua pronúncia correta e outros apontamentos, compilado entre os anos 600 e 900 d.C. por escribas judeus, à margem ou ao final dos textos a que se refere).

Entre os proeminentes rabinos ortodoxos que afirmam ser o mundo mais antigo do que rezam as escrituras e que a vida evoluiu com o tempo incluem-se Aryeh Kaplan, Israel Lipschitz, Sholom Mordechai Schwadron e Zvi Hirsch Chajes. Em resumo, estes rabinos não aceitam a visão de ateístas (como Richard Dawkins, que sustém que a evolução não deixa espaço para a existência de Deus).

Na verdade, cada um desses rabinos toma posição propondo seu particular entendimento da evolução teística, na qual o mundo é muito antigo e a vida realmente evolui com a passagem do tempo de acordo com a lei natural, destacando, contudo, que Deus possui um papel preponderante neste processo.

(3) Israel Lipschitz (Israel Lipschütz, 1782-1860) foi rabino em Dassau e em Danzig, Alemanha. Em 1845, pronunciou célebre conferência sobre a Torá e a Paleontologia em que expôs os ensinamentos dos textos cabalísticos — segundo os quais o mundo atravessou muitos ciclos históricos, cada qual perdurando por muitas dezenas de milhares de anos.

Mais além, associou-os a descobertas geológicas e achados de eminentes paleontólogos (como o do mamute lanoso na Sibéria, Rússia, em 1807, e o de vários esqueletos de dinossauros), abrindo caminho a idéias sobre a evolução do homem um tanto ousadas para a ortodoxia de sua época.