27 fevereiro 2012

FORTALEZA 300 ANOS

Conforto e segurança para todos*



A ideia de "projeto" está relacionada a algo porvindouro, ainda não realizado, mas desejável. Vocábulo de origem latina, significa "lançar-se à frente". Por outro lado, "desenho" refere-se a "desígnio", "destino", "vontade", "intenção". 
Deste modo, pode-se qualificá-los como dois substantivos continentes de invenção de futuro, a qual será consequente quando se destinar à construção do presente. Portanto, um projeto para uma cidade é uma busca de futuro, de um destino para ser construído no presente em permanente mutação.
Por exemplo, um plano para Fortaleza requer um projeto de destino para a cidade, uma cidade lançada à frente, uma cidade intencional que supere sua condição histórica de cidade acidental e seja capaz de aprofundar as tantas mudanças positivas e superar as inúmeras questões que dificultam o seu desenvolvimento socioeconômico e cultural.
Há oportunidades e desafios suficientes para riscarmos o destino de uma cidade que concentra 65% da riqueza e 30% da população do Ceará; que ocupa a posição de terceira metrópole do País em influência regional, atraindo anualmente mais de 20 milhões de pessoas que desejam ser atendidas quanto aos seus interesses e necessidades, segundo pesquisa do IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Assim sendo, Fortaleza é uma cidade que concentra espacial e crescentemente a maioria dos problemas sociais do Estado do qual é a capital.
A eleição de 2012 é uma possibilidade ímpar para que os sujeitos políticos e sociais que representam setor público, iniciativa privada e sociedade civil se mobilizem, dialoguem e pactuem uma agenda inovadora de natureza socioeconômica, cultural, político-administrativa e de infraestrutura, que designe as políticas de habitar, trabalhar, divertir-se e circular na capital do Ceará com conforto e segurança para todos.
Uma agenda com programas, projetos, ações e metas que possam ser implantados até 2026, garantindo a Fortaleza melhores condições de vida efetivas, quando completará 300 anos.
*Joaquim Cartaxo é arquiteto, Mestre em Planejamento
Urbano e Regional e vice-presidente do PT-CE
cartaxo@hurb.com.br 
(
Imagem em 
http://dialogospoliticos.wordpress.com)