08 junho 2015

ENXUGAMENTO E DESCARACTERIZAÇÃO


Para ombudsman, jornal “corre o risco
de ficar cada vez mais dispensável”*




 Folha de S. Paulo promoveu reformulação em abril (Imagem: Reprodução)

A reformulação da Folha de S. Paulo -- que uniu em três cadernos de editorias antes separadas e eliminou seções e colunistas -- foi abordada pela ombusdsman do jornal, Vera Guimarães Martins, que está no veículo desde 1990. 

Com o título Os desafios do jornal enxuto, o texto publicado no domingo, 7, tratou das consequências da mudança. 

“Não será fácil conciliar consistência informativa e analítica num espaço cada vez mais reduzido”, escreveu Vera. 

O caso aconteceu em abril, mas o tema foi resgatado para “dar voz às dezenas de leitores que escreveram para expressar raiva, desencanto e perplexidade”, conforme divulgou a jornalista. 

As modificações resultaram no corte de espaço para Esporte, que acabou reduzido a uma página às terças e sextas e duas páginas às quartas e quintas. 

Os 125 colunistas do jornal passaram a escrever apenas no site. Somente Clóvis Rossi, dos seis de Mundo, segue no impresso. 

Os leitores questionaram se a intenção do veículo de comunicação é migrar para a versão eletrônica. Para a ombusdman, ainda que o cenário mundial seja de perda de assinantes e anunciantes, “o impresso ainda é a joia da coroa em faturamento e prestígio”. 

Ela ainda afirma que os leitores reclamam com razão, já que os textos estão cada vez mais curtos. 

“A meta é que os textos noticiosos já tragam embutidas análise e interpretação”, informa a direção de redação. Para Vera, isso não está sendo feito. 

“Se continuar como está ou não for eficiente na transição da cobertura, a Folha será enxuta, mas corre o risco de ficar cada vez mais dispensável”, opina.