24 setembro 2009

REGGAE DESDE O BERÇO

Sons e dreadlocks



Na estrada há cinco anos, o Faculdade Mental começou tocando em pequenos eventos, calouradas e bares da região do Benfica, bairro de Fortaleza/CE em que se situa um campus da UFC-Universidade Federal do Ceará, outro da UECE-Universidade do Estado do Ceará e o CEFET-Centro Federal de Tecnologia do Ceará (hoje IFET-Instituto Federal de Tecnologia etc.)

Pela qualidade de sua performance, a banda logo conseguiu obter visualização entre os circuitos que movimentam o reggae na cidade, expandindo as oportunidades de apresentação para as barracas das praias do Futuro e do Icaraí e as casas noturnas da Praia de Iracema. Nesse percurso, abriram para bandas de maior renome, tocaram em cidades praianas como Canoa Quebrada, Jericoacoara, Caponga, Paracuru, Taíba e fizeram-se ouvir até no vizinho Rio Grande do Norte.

Seguindo nessa estrada sonora chegaram ao Cariri, tocando em Juazeiro do Norte e Crato e também na "Serração", festival realizado na região da Ibiapaba. Nos shows, um setlist sempre composto por músicas autorais e alguns covers indispensáveis, que são considerados as "pedras" do reggae.

Pilotando o vocal e a guitarra-base, o estudante de Filosofia Ciro Luís pilota o processo criativo da banda, dando asas a uma paixão, segundo ele, que existe desde menino -- quando sentiu-se conquistado pela batida contagiante e começou a assistir a um show atrás do outro e a se enturmar com o universo da música reggae.

Assim embarcou nessa "viagem", que para ele representa "uma odisséia sem limites", encontrando no nome que criou para construir a sua identidade de trabalho todos os sentidos importantes, ou seja, conforme o termo foi dicionarizado, "faculdade" é a "capacidade ou poder de fazer alguma coisa; dom", "liberdade de ação, consentimento, licença, permissão" e ainda "direito, privilégio" e "escola de nível superior".

Já o vocábulo "mental" traz em sua origem latina mentalis a acepção "do espírito", conectado a mens, mentis, "atividade do espírito, intenção", "pensamento, inteligência". Movimentando todo este mistério das palavras, o grupo vem aos palcos associando um fino cuidado com os climas musicais ao seu curioso -- e crescentemente popular, vale ressaltar -- nome.

Tanto é que os integrantes sofreram um instigante upgrade e passaram a ter novo sobrenome: Ciromental, Silasmental, Danielmental... e por aí devem chegar a irmanar-se todos os seus músicos e inclusive os fãs, que já formam fileira e crowdeiam o gargarejo.

Em sua comunidade no Orkut (com vários perfis) a banda anuncia as datas e locais de seus shows, sendo que o dia 12 de setembro marcou concorrida noite no Reggae Club (Praia de Iracema): quem comprou ingresso antecipado se deu bem e ainda ganhou o novo CD (capas aqui reproduzidas).

"Que muitos possam aproveitar o que o reggae oferece, fazendo o seu dia-a-dia cada vez melhor com magia, arte, dança, canto e amor", mandou Ciro. Salve Jah!!!