27 março 2008

AUTO-ESTIMA A MIL

Descubra-se respirando



Existe inteligência e intenção fundamentando toda a criação. Portanto, não é por acaso que você é você.

Sob a liberdade de pensar o que quer, dizer o que deseja, fazer suas escolhas e trabalhar no que lhe dá prazer, reside o direito básico: saber quem e o quê você realmente é, desenvolver sua auto-estima de modo consistente e viver a partir de sua verdadeira essência.

Este embasamento vai lhe permitir desenvolver um saudável senso de si mesmo(a), porque você tem a oportunidade de descobrir o mistério que você representa e que o(a) faz tão único(a) — e, ao mesmo tempo, o(a) une indissoluvelmente a toda a família humana.

O Renascimento (ou Terapia da Respiração, como é mais conhecido no Brasil) é uma técnica fantástica, que pode ajudá-lo(a) a processar esta descoberta. Poderosa, mas de de aplicação simples e sem qualquer contra-indicação, baseia-se em respiração consciente e conectada, que cria um “movimento energético” capaz de dissolver tensões, angústia, medo, dor e tudo aquilo que é contrário à vida em sua plenitude.

No processo do Renascimento, o primeiro fruto a ser colhido é a aceitação de que a relação primordial de cada pessoa ocorre consigo mesma. Neste percurso, ao nos tornarmos responsáveis tanto pela busca quanto pelo encontro de nossa própria felicidade, a confiança emerge como sentimento dominante, um ingrediente essencial para uma vida mais plena, consciente e realizada.

Desde que nascemos (e às vezes até ainda dentro do útero), não somos exatamente incentivado(a)s a sermos totais e a nos expressarmos espontaneamente — muito pelo contrário, desde pequeno(a)s “aprendemos” que, se nos comportarmos “de certa maneira” e se ocultarmos o que somos e sentimos, seremos “melhor aceitos” —, por nossos pais, professores e/ou pelo(s) grupo(s) social(is) a que nos vinculamos. Como resultante, tudo aquilo que não expressamos vai sendo “contraído” e "fixado" em nosso próprio corpo (conforme inclusive demonstrou, entre outros, o psicólogo austríaco Wilhelm Reich).

Na década de 1970, o norte-americano Leonard Orr desenvolveu a técnica chamada Rebirthing (Renascimento), que se confirmou assaz eficiente para liberar estes bloqueios, tensões e contrações. Orr percebeu que cada ser humano respira de forma diferenciada, segundo os padrões pessoais de condicionamento desenvolvidos a partir do nascimento e da infância — fatores que se mostraram indicativos, com acuidade, dos bloqueios emocionais e das limitações relatadas ao comportamento e à expressão criativa.

“Embora muitas correntes terapêuticas de abordagem corporal tenham centrado suas pesquisas no ciclo respiratório, definindo sua importância como chave primordial na busca de maior equilíbrio e bem-estar na vida, o Renascimento é a técnica que experimentei e transformou minha vida, por isso resolvi me especializar nela: para mim, o Renascimento atua no sentido de propiciar uma transformação concreta na vida das pessoas que a experimentam”, explica a terapeuta curitibana A. Ramyata, que periodicamente promove grupos com a técnica em Fortaleza.

A “magia” do Renascimento está justamente em podermos entrar em contato com estes sentimentos limitantes e nos descontrairmos, liberarmos nossa individualidade. “Ao fazer isto, aperfeiçoamos cada vez mais o contato com o nosso ser profundo, com a nossa essência. Conseqüentemente, passamos a viver uma vida mais consciente, mais real, mais focada no aqui-e-agora”, descreve Ramyata.


*com formação em Psicologia, A. Ramyata é terapeuta holística especializada em Renascimento. Uma das fundadoras do Osho Centro de Renascimento, coordena há 17 anos a formação de Terapeutas Renascedores em nosso País. Credenciada pela Star’s Edge International, é Avatar Master desde 1993 e Líder do Projeto Internacional de Auto-Estima, coordenando workshops, grupos e treinamentos em cidades por todo o Brasil.


WORKSHOP
Quando:
28 (à noite), 29 e 30 de março (manhã e tarde)
Aonde: Hotel Sonata de Iracema – Av. Beira Mar, 848 – Fortaleza/CE
Informações: Clube do Renascimento de Fortaleza - (85) 8883-0450 (Cristina) / 9921-9797 (Gustavo) / 9619-3050 (Mairta) / 3459-2137 ou 6621-2870 (Ricardo)