10 dezembro 2010

OS PREÇONHENTOS

Dimensões e comparações*


Alguns conhecidos meus foram — e voltaram da China impressionados. Um determinado produto, do qual o Brasil fabrica um milhão de unidades, uma só fábrica chinesa produz quarenta milhões...

A qualidade já é equivalente. E a velocidade de reação é impressionante. Os chineses colocam qualquer produto no mercado em questão de semanas... com preços que são uma fração dos praticados aqui.

Uma das fábricas está de mudança para o interior, pois os salários da região onde está instalada estão altos demais: US$ 100. Um operário brasileiro equivalente ganha US$ 300, no mínimo.

São valores que, acrescidos de impostos e benefícios, representam quase US$ 600. Comparados com os US$ 100 dólares dos chineses, que recebem praticamente zero benefícios...

Hora-extra? Na China? Esqueça. O pessoal por lá é tão agradecido por ter um emprego (!), que trabalha horas-extras sabendo que nada vai receber...

Essa é a armadilha chinesa. Que não é uma estratégia comercial, mas de poder. Os chineses estão tirando proveito da atitude dos marqueteiros ocidentais, que preferem terceirizar a produção e ficar com o que “agrega valor”: a marca.

Dificilmente você adquire, nas grandes redes dos EUA, um produto feito nos EUA. É tudo “made in China”, com rótulo estadunidense. Empresas ganham rios de dinheiro comprando dos chineses por centavos e vendendo por centenas... Mesmo ao custo do fechamento de suas fábricas.

É o que chamo de “estratégia preçonhenta”.

Enquanto os ocidentais terceirizam as táticas e ganham no curto prazo, a China assimila as táticas para dominar no longo prazo. As grandes potências mercadológicas que fiquem com as marcas e com o design...

Os chineses ficarão com a produção, desmantelando aos poucos os parques industriais ocidentais. Em breve, por exemplo, não haverá mais fábricas de tênis pelo mundo. Só na China. Que então aumentará seus preços, produzindo um “choque da manufatura”, como foi o do petróleo.

E o mundo perceberá que reerguer suas fábricas terá custo proibitivo. Perceberá que tornou-se refém do dragão que ele mesmo alimentou. Dragão que aumentará ainda mais os preços, pois quem manda é ele — que tem fábricas, inventários e empregos... Uma inversão de jogo que terá o impacto de uma bomba atômica. Chinesa.

Nesse dia, os executivos “preçonhentos” tristemente olharão para os esqueletos de suas antigas fábricas, para os técnicos aposentados jogando bocha na esquina, para as sucatas de seus parques fabris desmontados.

E se lembrarão, com saudades, do tempo em que ganharam dinheiro comprando baratinho dos chineses e vendendo caro a seus conterrâneos...

E então, entristecidos, abrirão suas marmitas e almoçarão suas marcas.


*o colunista Luciano Pires é palestrante motivacional, escritor, jornalista, cartunista, executivo, radialista, comunicador multimídia, empresário e mantém ativa a luta contra a pocotização universal

SAIBA MAIS
www2.lucianopires.com.br


"O menos que um escritor pode fazer, numa época de atrocidades como a nossa, é acender a sua lâmpada e fazer luz sobre a realidade de seu mundo, evitando que sobre ele caia a escuridão, propícia aos ladrões, aos assassinos e aos tiranos." (Erico Veríssimo)