13 maio 2011

PALAVRA, A PÁ QUE LAVRA

Relatividades presentes*




Existem coisas que mais claramente nos deixam ver, e existem coisas das quais estamos tão perto que nos confundem o pensamento, atordoam-nos a alma e não nos trazem serenidade para saber com clareza o que fazer.

Assim como existem aqueles que, mesmo distantes, fazem-se presentes; outros há que, mesmo na ausência, presentes estão: e há presenças que nem contam, de tão ausentes.

Há coisas que há muito deveríamos ter conhecido; há outras que melhor teria sido nunca ter tido. 

Há coisas pelas quais buscamos, procuramos, por elas tudo apostamos e, mais do que delas esperávamos, elas nos oferecem quando ali estamos.


Há coisas para as quais todo o preparo que já tivemos, suficente nunca foi, e tampouco o será para o espaço, dimensão que elas ocupam em nossas vidas, quando delas ou com elas viermos a nos deparar.


E novamente a mesma questão volta a se colocar: se tu não souberes bem te administrar, não saberás tampouco nenhuma situação administrar; se tu não souberes contigo mesmo lidar.

Os teus pontos fracos ou fortes, tendo-os bem conhecidos, poderão te ajudar ou atrapalhar quando tiveres que decidir, arguir, quando uma solução urgente para determinado problema tiveres que apresentar.

Há coisas em relação às quais tu precisas te distanciar, para melhor enxergar, e há coisas que, somente estando perto poderás, afinal de contas, ver descoberto o que, antes, não poderias nem sequer imaginar.

Em qualquer situação, que sejas tu o(a) senhor(a) e não um(a) cativo(a) deste sentimento ou daquela emoção.

Age com equilíbrio, com equidade e, contigo, sempre por perto estará a sabedoria, que jamais te deixará à revelia.

Há coisas que somente de perto é possível melhor enxergar, e há coisas para as quais é preciso haver certa distância, para melhor poder-se avaliar e avaliar-se.


*Pernambucano de São José do Egito, Pe. Airton Freire de Lima é psicólogo, escritor
(56 livros publicados) e criador de grupos de oração (os Grupos da Terra, apoiados
pelos IPA-Institutos Padre Airton no Ceará, Piauí, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco,
França e Inglaterra). Pós-graduado em Paulo Freire pela UECE-Universidade Estadual do Ceará,
gravou CDs com músicas autorais e preside há 26 anos a Fundação Terra, entidade
mantida por doações devotada à saúde, educação e moradia para cerca de 2.000 pessoas.