25 janeiro 2017

TALENTO AUTODIDATA


Cartunista cearense recebe Prêmio Angelo Agostini como “Melhor de 2016



    Em ação na redação do jornal O Povo em Fortaleza

O cartunista Carlos Henrique Santos da Costa, que assina sua produção como “Guabiras”, foi indicado pelo voto popular ao 33.º prêmio Ângelo Agostini, promovido pela AQC-Associação dos Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo, como “Melhor cartunista de 2016”.

Ele deve ir ao auditório do Memorial da América Latina na capital paulista neste dia 28, representando o jornal O Povo do Ceará -- onde trabalha como ilustrador há quase 20 anos --, para a cerimônia de entrega do prêmio, que nesta edição destaca o quadrinhista de origem argentina Rodolfo Zalla, falecido em junho passado.

Zalla fundou em São Paulo, com o também quadrinhista Eugenio Colonnese, a editora D-Arte, lançando vários artistas e títulos do gênero “terror nacional” no mercado local, entre 1967 e o início dos anos 1990.

Guabiras, que na categoria “Criação Gráfica” recebeu um Prêmio Esso em 2015 e tem se destacado por suas charges e cartuns, publicados em seu blog independente e em periódicos como a versão brasileira da revista Mad e o jornal norte-americano Extra, festejou a homenagem recebida como “um evento muito importante para a minha carreira”.

O pioneiro quadrinhista Angelo Agostini, que no Brasil de 1869 lançou "As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte", dá nome ao prêmio que, desde 1984, presta reconhecimento aos profissionais da área, visando “o resgate e a referência aos grandes artistas do quadrinho nacional”.

Segue a lista dos premiados:

Melhor Desenhista – Mary Cagnin
Melhor Roteirista – Alex Mir
Melhor Cartunista – Carlos Henrique Guabiras
Melhor Lançamento – “Spectrus – Paralisia do Sono”, de Thiago Spyked
Melhor Lançamento Independente – “Protocolo: A Ordem” (Diversos autores)
Melhor Web Quadrinho – “Marco e Seus Amigos”, de Tako X Melhor Fanzine – “Café Ilustrado”
Prêmio Jayme Cortez – Ivan Freitas da Costa (Chiaroscuro Studios)
Mestres do Quadrinho Nacional – Arthur Garcia, Gualberto Costa, Sérgio Graciano (MSP) e Sidney L. Salustre (MSP)