06 março 2008

BEM-ESTAR CORPORAL

Modelagem humana










O Instituto Philippe Souchard, do fisioterapeuta francês que criou o método RPG-Reeducação Postural Global, chega ao Rio de Janeiro. O tratamento fisioterapêutico revolucionário criado por Souchard conta atualmente com mais de 8 mil especialistas atuando em vários países, entre eles França, Suíça, Portugal, Espanha, Itália, Bélgica, Luxemburgo, Canadá, Argentina, Venezuela, Uruguai, Peru, Chile e Brasil.

A sede carioca da entidade será inaugurada dia 07 de março, sexta-feira, em um prédio de 1934 localizado no Jardim Botânico, aonde serão realizados cursos e atendimentos.

"Uma modelagem humana". Com esta simples descrição, o físico e fisioterapeuta francês Philippe Souchard definiu o conceito da RPG, método criado por ele nos anos 1980 e que conta hoje com metade de seus especialistas formados no Brasil — um dos países, segundo ele, onde o método mais se desenvolveu.

"Acho que isso se deve ao modo de trabalhar do brasileiro, que tem grande facilidade para o aspecto manual", caracteriza Souchard, que arrisca sua visão com grande conhecimento do País. Casado com a carioca Sonia Pardellas Souchard, também fisioterapeuta e monitora da UIPTM-Université Internationale Permanente de Therapie Manuelle, Souchard vem ao Brasil habitualmente para ministrar cursos voltados a fisioterapeutas, em diversos estados.

Em 2005, ele inaugurou o Instituto Philippe Souchard de Reeducação Postural Global em São Paulo, voltado para difusão da RPG e formação de profissionais. A sede de São Paulo e a do Rio de Janeiro são os únicos centros, além da sede da França, que ele mesmo administra. Nos outros países onde o Instituto está presente, os centros localizam-se em universidades e associações.

"Depois de ter criado em São Paulo o primeiro instituto, ficou evidente que, se fosse possível, teria que ser aberto um outro na Cidade Maravilhosa. Esta sede no Rio de Janeiro me deixa muito feliz e é também uma homenagem à Sonia, carioca da gema, que me assiste há anos, e também às minhas queridas assistentes Rita Menezes, Mônica Rodrigues, Soraia Guerra e Julieta Rubinetti", detalha Souchard, acrescentando uma conotação sentimental à inauguração do dia 7 de março.



Philippe Souchard é também o autor de mais de 15 títulos publicados, entre eles O Campo fechado, bases da Reeducação Postural Global, livro que difundiu o método mundo afora.

O RPG consiste em um método indicado para todas as patologias tratadas pela Fisioterapia. é assim que problemas morfológicos, articulares, neurológicos, traumáticos, respiratórios e até esportivos podem ser trabalhados, a partir de um dos diferenciais da RPG, que é a revalorização da função estática dos músculos.



Solicitados em permanência, eles podem encurtar-se e perder sua flexibilidade, freando os movimentos e deformando o corpo. Assim, um dos princípios do RPG consiste em identificar e alongar os músculos responsáveis pela alteração postural.


Por outro lado, os músculos são organizados de forma coerente em "cadeias musculares" e que, consequentemente, toda tentativa de alongamento acarreta compensações. O método propõe que o paciente seja tratado como um todo, com alongamentos feitos de maneira global, em atendimentos individuais que duram cerca de uma hora. A Reeducação Postural Global une ainda conceitos de individualidade (as pessoas não são iguais), causalidade (busca as causas do sintoma) e globalidade (trata o doente e não a doença).

Hoje, a marca RPG, criada por Philippe Souchard, é reconhecida e respeitada pelos órgãos oficiais da Fisioterapia nos países onde está implantada e representa um tratamento de ponta, utilizado nos melhores hospitais, clinicas e consultórios. As formações ministradas e supervisionadas pela equipe Souchard não são apenas um curso. Trata-se de uma qualificação profissional, reservada a fisioterapeutas graduados, com duração de cinco semanas, num total de 300 horas-aula, teóricas e práticas. Os fisioterapeutas formados em RPG original em todo o mundo podem atualizar-se gratuitamente e têm acesso a formações avançadas sobre temas específicos, atingindo uma carga horária total de mais de 600 horas.

E, se a marca RPG conquistou fama para o método, ao lado de outros grandes métodos fisioterápicos respeitados, é porque funciona. Mas o profissional que o utiliza, que reconhece o valor desse método, que investe tempo e dinheiro para aperfeiçoar-se, deve ser formado adequadamente pelo próprio autor e sua equipe, para aprendê-lo na sua forma original, autêntica e integral, tendo a garantia de poder aplicar perfeitamente o método nas patologias mais complexas e obter resultados à sua altura do seu esforço.


SAIBA MAIS
Instituto Philippe Souchard no RJ
Inauguração: dia 07 de março, sexta-feira, às 19 horas
Rua Getúlio das Neves, 19 - Jardim Botânico, Rio de Janeiro/RJ
Tel.: (21) 2508-8900 (A Dois Comunicação)

http://www.rpgsouchardinst.com.br

TRAZ A PIPOCA

Tem cinema em casa



De 15 a 24 de março, a Rede Telecine estará com sinal aberto para todos os assinantes da Net e da Sky. Mesmo quem não tiver em seus pacotes os canais Telecine poderá ver a programação de filmes do Premium, Action, Light, Pipoca e Cult.

Na Net, os cinco canais Telecine estarão com o sinal aberto no próprio canal, em diferentes horários, no canal 37 e também na Revista Eletrônica nas praças que pertenciam à Vivax.

Entre os destaques estão as estréias de "Por Água Abaixo", animação indicada ao prêmio BAFTA, e a comédia "Deu a Louca em Hollywood", que satiriza grandes produções como "A Fantástica Fábrica de Chocolate" e "O Código Da Vinci", no Telecine Premium.

Outra atração é o festival "Santo Chaplin", com nove filmes de Charles Chaplin, que será exibido no Telecine Cult.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO:

>> Deu a Louca em Hollywood
15/03, às 22h – Telecine Premium
16/03, às 20h – Telecine Pipoca (dublado)

Sinopse: o filme é uma sátira às grandes produções hollywoodianas. Na comédia, quatro órfãos que cresceram em diferentes partes do mundo são chamados para conhecer uma fábrica de chocolate. Lá, eles encontram um guarda-roupa mágico que os transporta para a terra de Gnárnia.

>> Por Água Abaixo
22/03, às 22h – Telecine Premium
23/03, às 20h – Telecine Pipoca (dublado)

Sinopse: Roddy é um rato de estimação que vive uma vida cercada de luxo e conforto. Tudo muda quando um rato de rua invade seu espaço. Para se livrar dele, Roddy tenta convencê-lo de que a privada é uma banheira, mas é o próprio ratinho chique que acaba sendo sugado pela descarga. Depois de ir por água abaixo, ele chega à Ratópolis, cidade dos ratos no esgoto. Lá, Roddy conhece a rata Rita e o vilão Toad e se mete em grandes aventuras e confusões.

>> Festival Santo Chaplin
de 18/03 a 23/03 – Telecine Cult

Homenagem a um dos maiores ícones do cinema mundial, com a exibição de 9 de seus filmes. A programação inclui clássicos como Vida de Cachorro (dia 18/03, às 18h), Luzes da Ribalta (dia 22/03, às 18h) e O Grande Ditador (dia 23/03, às 17h35).



ALTO ASTRAL

Novo formato da Lua Nova



Imagine-se em busca de relaxamento mental / físico e recarga das energias, numa chácara afastada do burburinho urbano, com um Buddha Hall bem montado, alojamentos para participantes e um mínimo de instalações básicas e necessárias para tornar-se um pólo de atração de interessado(a)s em programas de meditação e grupos de crescimento. Imagine um espaço terapêutico criado para o autoconhecimento, para a meditação e momentos de relaxamento, que trata da produção de bem-estar pela mobilização de técnicas anti-estresse.

Mais do que tudo isso, a energia do lugar mostra-se perfeita. O local revela-se um ambiente acolhedor, amoroso e descontraído para os participantes das vivências promovidas e compartilhadas. Emana um desejável clima em que meditação e celebração andam de mãos dadas e onde as pessoas sentem-se à vontade para, simplesmente, serem felizes.

Os coordenadores do centro, o Ashara e a Juhi, informam que o espaço de crescimento utiliza diversas terapias e meditações em absoluta sintonia com a mensagem de Osho, com o objetivo de permitir a aprendizagem de um viver de forma mais plena e saudável. O slogan escolhido por eles — Aprendendo a viver plenamente — abre-se à proposta de uma programação voltada a questões simples, porém essenciais da vida de qualquer um de nós.

Questões que perpassam por relacionamentos, filhos, saúde, amor, riso, choro, dança, brincadeira — enfim, tudo o que é humano. Através da abordagem desses temas, goteja o autoconhecimento que é a base da felicidade, o bem maior que todos desejamos. Ao invés de apenas apresentar um discurso, como tantos que temos ouvido, Ashara e a Juhi estão sabendo despertar o respeito e o reconhecimento de parceiros de jornada e admiração pela obra de Osho.

Ashara tornou-se sannyasin em 1984, quando esteve na comunidade de Osho no Estado de Oregon (EUA). Formado em Economia, trabalhou 14 anos no Banco do Nordeste do Brasil, para tomar em 1990 a decisão de abandonar esse trabalho, vender o que possuía e seguir, com Juhi e o filho, para Poona, Índia, com a intenção de lá viverem indefinidamente. Então se aprofundaram no que os iniciados chamam genericamente de "trabalho terapêutico segundo a visão de Osho".

Segundo o também sannyasin Champak, Ashara e Juhi atuaram em diversos departamentos da comunidade e formaram-se como Osho Terapeutas, trabalharam na Multiversity e ainda hoje fazem parte da equipe de terapeutas do Osho International Meditation Resort. Desta forma, garantem que o uso da terapia segundo a visão de Osho ocorre sob sua coordenação com competência e responsabilidade.

Ashara tem se especializado em trabalhos com os chakras, em Terapia da Respiração e em Constelação Familiar. É terapeuta há 20 anos e já ministrou cursos de terapia em todo o Brasil. Juhi é pedagoga, com 30 anos de experiência na área educacional, especialização em Psicopedagogia e Psicodrama. Professora universitária, há 10 anos atua como terapeuta e vem se aprofundando nas questões referentes aos relacionamentos, com formação em Dinâmicas de Grupo e em terapia de Osho Co-dependência, com os seus criadores Krishnananda e Amana.

Desde 1987 Ashara e Juhi têm estado à frente de Centros de Meditação de Osho, como o antigo Osho Premadhara, passando pelo Osho Tazeen, e agora com o Osho Estação Zen. O projeto que estão desenvolvendo para expandir os trabalhos oferecidos no espaço levou Champak a declarar: "Foi exatamente nesse ponto que senti total identificação com um meu antigo sonho. Percebi que aqui era o lugar onde poderia colocar minha força, minhas habilidades, minha vontade e ajudar estes meus amigos e construir um sonho que também é meu: dispormos no Brasil de um espaço onde claramente a mensagem do Osho seja não apenas proclamada, mas também vivenciada em programas residenciais, com um suporte terapêutico e amoroso segundo sua visão, e com um mínimo de condições satisfatórias de hospedagem para receber pessoas de todo o País e mesmo do exterior", complementa.

O aprofundamento de vivências, representado por um mergulho em programas residenciais é, muitas vezes, fundamental para o processo de transformação interior. Em abril do ano passado, o centro realizou o Osho Saúde Total, um programa que objetivou oferecer ferramentas simples e eficientes para se alcançar o bem-estar físico, mental, emocional e espiritual. Compreendeu os quatro níveis de relaxamento descritos por Osho — 1) Relaxando o Corpo Físico: dissolvendo as armaduras impregnadas no corpo e mobilizando as energias estagnadas; 2) Relaxando a Mente: limpando as confusões da mente e alcançando um espaço de paz e silêncio interior; 3) Relaxando as Emoções: utilizando a compreensão para transformar as emoções de forma positiva e consciente: e 4) Relaxando o Ser: expressando nossa essência mais profunda através do riso, da dança e da brincadeira.

Em novo formato este ano, para a Celebração da Lua Nova o centro convidou a pedagoga Fátima Limaverde, diretora da Escola Vila, fundada em 1981 em Fortaleza, para colaborar nas vivências. Segue a programação.

Dia 7, sexta: Celebração da Lua Nova (Fátima Limaverde com Danças Circulares)

Dias 8 e 9, sábado e domingo: Reiki - Nível II (com Revati Ma Dhyan)

Dias 20 a 23, quinta a domingo (Semana Santa): A arte do Encontro (com Juhi e Ashara)
Dia 29, sábado: Oficina de Constelação Familiar (08h30, com Ashara)

Dia 30, Domingo: Vivência Meditativa (07h30 às 18h00 - pré-requisito para Escola de Mistérios)

Sessões individuais: com hora marcada.




"Não há nenhum caminho, nenhum lugar para se ir, nenhum conselheiro, nenhum professor, nenhum mestre. Você é o que a existência quer que você seja. Então, relaxe."

(Osho Rajneesh)



AFINE-SE
Estação Zen
Rua Lima de Oliveira, 180 - Mangabeira - Eusébio/CE

Tels.: (85) 3229-8511 / 8867-8511 / 8883-8511

SAIBA MAIS