27 março 2007

O DIREITO DE SER VOCÊ MESMO(A)

Terapia da Respiração


A seguir, postamos uma entrevista com a terapeuta curitibana Ramyata, que vem a Fortaleza ministrar o workshop apropriadamente chamado O direito de ser você mesmo(a), neste abril de 2007 no Hotel Iate Plaza. O tema? Trata-se de uma técnica dirigida para o auto-conhecimento, denominada Renascimento – Terapia da Respiração.

1. O que é Renascimento e qual sua origem?
Ramyata: Renascimento é uma técnica que utiliza conscientemente e de modo especial o processo respiratório para promover a diluição de bloqueios e tensões que contraímos no corpo, a partir do nascimento. Desde que nascemos, e às vezes dentro do útero, não somos incentivado(a)s a sermos totais, a nos expressarmos espontaneamente — muito pelo contrário, desde pequeno(a)s “aprendemos” que, se nos comportarmos “de certa maneira”, e se ocultarmos o que somos e sentimos, seremos melhor aceitos por nossos pais, professores e/ou grupo social. O que acontece é que tudo isto que não expressamos vai sendo contraído e "fixado" em nosso corpo.

Na década de 70, o norte-americano Leonard Orr desenvolveu a técnica chamada Rebirthing (Renascimento), também conhecida no Brasil como Terapia da Respiração, que ajuda a liberar estes bloqueios, tensões e contrações. Orr percebeu que cada ser humano respira de forma diferente, segundo padrões de condicionamento desenvolvidos a partir do nascimento e da infância, que indicam com acuidade os bloqueios emocionais e as limitações no nível de comportamento e expressão criativa que nos afetam.

2. Há várias técnicas terapêuticas que utilizam a respiração. Em que o Renascimento difere das demais?
Ramyata: Muitas correntes terapêuticas de abordagem corporal têm centrado suas pesquisas no ciclo respiratório, definindo sua importância como chave primordial na busca de maior equilíbrio e bem-estar na vida. O Renascimento é uma destas técnicas. É a técnica que experimentei e transformou minha vida, por isso resolvi me especializar nela: para mim, o Renascimento é uma técnica simples, poderosa e que atua no sentido de propiciar uma transformação concreta na vida das pessoas que a experimentam.

3. Como se dá essa expansão de consciência através do Renascimento?
Ramyata: Todas as resistências, memórias e tudo o que nós contraímos até então, fazem-nos "fechar" para a vida. A magia do Renascimento está em podermos entrar em contato com estes sentimentos limitantes e descontrairmos, liberarmos nossa individualidade. Ao fazer isto, entramos cada vez mais em contato com o nosso ser, com nossa essência. Conseqüentemente, passamos a viver uma vida mais consciente, mais real, mais focada no aqui-e-agora.

4. O processo terapêutico do Renascimento permite promover que tipo de mudanças?
Ramyata: Ao vivenciar a experiência de abrir-se para a vida, tudo o que é contrário a isto — quer no nível físico (tensões no corpo, dores), emocional (sentimentos e emoções não-expressas) e mental (memórias e lembranças traumáticas) — vem à tona para ser então dissolvido, expandido, curado.

5. É possível através desta técnica ter consciência de traumas ou situações bloqueadoras ocoridas na vida intra-uterina?
Ramyata: Sim, como dito acima, tudo o que foi contraído vem à tona para ser liberado. Sabemos hoje que, já dentro do útero, o bebê recebe tudo o que a mãe sente. Por exemplo, se a mãe rejeitou a gravidez, se teve uma gravidez conturbada, o(a) bebê também experimentou isto.

6. Na experiência do Renascimento algumas pessoas chegam a ter contato com sentimentos ou lembranças de outras vidas?
Ramyata: Algumas vezes as pessoas entram em contato com sentimentos, imagens e memórias de experiências que parecem não ter lógica ou fundamento ou não serem reais... A minha abordagem, nesses casos, é ajudar a pessoa a fazer uma “ponte” entre estas informações e a sua vida hoje, no que esta experiência pode ajudar a entender melhor e com mais clareza a vida dela hoje. Não entro muito no mérito se se trata de uma "vida passada" ou não.

7. A consciência de crenças e condicionamentos é suficiente para a cura e a transformação interior?
Ramyata:
A consciência, no sentido de "experiência", sim. Consciência, no sentido de “saber”, não. Saber que fui rejeitada na gravidez não transforma a minha vida, muito pelo contrário, talvez faça com que eu me fixe nisto e explique toda a minha dificuldade de me relacionar: se explico minha dificuldade, de repente me acomodo nela. Agora, experimentar, no nível energético, esta lembrança de estar sendo rejeitada no útero e recuperar, liberar esta energia que estava sendo usada para contrair-me... ah, isto transforma!

Faço questão de deixar clara a diferença entre "saber" e "experimentar", porque as pessoas usam com muita facilidade a palavra "consciência" para apontar estas duas coisas, que são completamente diferentes. Saber, intelectualmente, é ler um cardápio... Já saber, experiencialmente, é comer a comida. Faz diferença, não?!?

8. A experiência do Renascimento em um fim-de-semana pode levar a que estágio de expansão? Esta terapia necessitaria de que número de sessões?
Ramyata:
Cada sessão de Renascimento é completa em si, ou seja, cada sessão tem começo, meio e fim. Ao final da sessão, você completa um ciclo. Esta é uma das coisas que mais gosto nesta técnica, ela dá liberdade à pessoa de decidir quantas sessões quer fazer. Se você, no fim-de-semana, sentir que o que você experimentou está ok, tudo bem, o ciclo está completo. O que pode acontecer é você gostar tanto da experiência de respirar e "contatar-se" que vai querer mais... Aí, você só precisa ir em frente!

Quando organizo um workshop, faço isso também com o objetivo de completar um ciclo. É importante que a experiência tenha um começo, um meio e um fim. Por isso, cada grupo que coordeno tem um tema.

O workshop que denomino O direito de ser você mesmo(a) tem como objetivo levar as pessoas a tomarem maior consciência sobre "quem elas são" e perceber "o quê" elas estão experimentando nos relacionamentos e em suas vidas, hoje. É claro que em um fim-de-semana você não vai resolver todas as suas histórias no que se refere a isto, mas aquilo que você focar, colocar a sua atenção e se permitir experimentar lhe trará uma integração e consciência que vão certamente refletir-se na sua vida!

9. Qual a sua proposta terapêutica para que possamos realmente conectar-nos conosco mesmo(a)s, com nossa essência e atrairmos relacionamentos mais saudáveis e criativos?
Ramyata:
Assumirmos a responsabilidade por quem somos e pelo que estamos escolhendo para trazer mais consciência à nossa vida! A partir daí, podemos transformar tudo o que quisermos.


SERVIÇO
O direito de ser você mesmo(a)
Palestra gratuita: 12 de abril
Workshop: 13 a 15 de abril
Investimento: R$ 350,00 (desc. 10% para pgto. à vista)
Informações e inscrições: (85) 3082-2732 e 9988-1938, com Antônio Cláudio Belém

antoniobelem@terra.com.br
SAIBA MAIS