29 janeiro 2009

GRANDES NOMES MUSICAIS

Carnaval jazzístico



Há já 10 anos que o Carnaval realizado em uma pequena cidade situada na região montanhosa do Ceará tem uma sonoridade diferente. Nas ruas e palcos de Guaramiranga, ao invés dos ritmos tradicionais que marcam o período em todo o País, cantores, guitarristas e outros músicos brasileiros e estrangeiros que pegam a estrada e sobem as curvas do Maciço de Baturité fazem o Festival Jazz & Blues.

São quatro dias de programação na serra, a 865 metros de altitude, e mais três no litoral, em Fortaleza, depois da pausa na Quarta-feira de Cinzas. Com menos de 6 mil habitantes, localizada a pouco mais de 100 Km da capital cearense, Guaramiranga é, durante todo o ano, um refúgio para quem quer trocar o calor e o sol das praias pelo aconchego de sítios e pousadas, cercados pela riqueza da Mata Atlântica preservada, com sua rica flora e banhada de cachoeiras.

O clima ameno, que torna indispensável o uso de um casaco à noite, convida para um bom vinho e para a boa gastronomia alemã, italiana ou francesa dos cafés e restaurantes locais. Em 2008, a cidade foi eleita pela revista Viagem e Turismo como a segunda mais romântica do Brasil.

É nesse cenário que, desde 2000, acontece o Festival Jazz & Blues em pleno período carnavalesco, atraindo um público que triplica a população da cidade. Pelos palcos do festival já passaram importantes nomes da música instrumental, do jazz e do blues, respeitados no Brasil e mundo afora.

Entre os que já escreveram um capítulo na história do Festival Jazz & Blues estão Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Jean Jacques Milteau, Ivan Lins, Scott Henderson, Stanley Jordan, Pedro Aznar, Paulo e Daniel Jobim, Danilo Caymmi e Paulo Braga, Hélio Delmiro, Duofel, Leny Andrade, Gilson Peranzzetta, Renato Borghetti, Eileina Williams, Badi Assad, Derico & Sindicato do Jazz, Big Time Sarah, Toninho Horta, Flávio Guimarães, André Cristóvam, Nuno Mindelis, Arismar do Espírito Santo, Victor Biglione, Cama de Gato, Nasi, Traditional Jazz Band, Baseado em Blues, Fernando Noronha & Black Soul, Heraldo do Monte, Sérgio Duarte, Leo Gandelman, Márcio Montarroyos (in memoriam), Kenny Brown, JJ Jackson, Frères Guissé, Torcuato Mariano, Hamilton de Holanda e Jefferson Gonçalves.

Do Ceará, participaram bandas e instrumentistas como Manassés, Waldonys, Jorge Helder, Irmãos Aniceto, Márcio Resende, Alex Holanda, Arthur Menezes, Marajazz, Fátima Santos, Bob Mesquita, Carlinhos Patriolino, Ítalo e Renno, Felipe Cazaux, Carlinhos Ferreira, Metalira, Rodolf Forte, Blues Label, Luizinho Calixto, Idilva Germano, De Blues em Quando, Marcus Britto, Cristiano Pinho, Lúcio Ricardo e Adriano Azevedo, entre outros.

Em 2009, de 21 a 24 de fevereiro em Guaramiranga e de 26 a 28 em Fortaleza, o Festival Jazz & Blues chega à sua décima edição, seguindo com a idéia pioneira e ousada de oferecer ao público espetáculos de jazz, blues, ritmos afins e boa música instrumental durante o Carnaval e distante dos grandes centros urbanos.

Tudo isso, que garantiu ao evento um lugar cativo no calendário cultural brasileiro, conquistou credibilidade e um público fiel, que vem do Ceará e de vários cantos do País. Mais uma vez, artistas renomados e de carreiras consolidadas vão marcar esta edição comemorativa dos 10 anos do Festival Jazz & Blues.

No palco do Teatro Rachel de Queiroz, em Guaramiranga, vão se apresentar o belga Toots Thielemans, reconhecido como um dos maiores gaitistas de jazz do século XX; o pianista, arranjador e compositor César Camargo Mariano, um dos músicos brasileiros mais celebrados e requisitados no mundo; Arthur Maia, considerado pela crítica especializada um dos melhores baixistas do mundo; a cantora Ná Ozzetti, que vem com o quarteto formado por Dante Ozzetti (violão), Mário Manga (guitarra e violoncelo), Sérgio Reze (percussão) e Zé Alexandre Carvalho (contrabaixo); o Trio + 1, com o pianista, compositor e arranjador Benjamin Taubkin, o baixista Zeca Assumpção, Sérgio Reze e o trompetista Joatan Nascimento; o guitarrista Lanny Gordin, um dos maiores instrumentistas que surgiu no movimento tropicalista e cujo mais recente trabalho, Lanny - Duos, traz versões de sucessos feitos entre ele e artistas como Gal Gosta, Max de Castro, Rodrigo Amarante, Caetano Veloso, Arnaldo Antunes, Chico César e Adriana Calcanhoto; Dominguinhos, um dos mais conceituados e atuantes sanfoneiros do País e que é referência para as novas gerações; e um pioneiros do blues no Brasil, Paulo Meyer, fundador da hoje lendária banda Expresso 2222, que marcou época e influenciou toda uma geração de bluesmen paulistanos.

Uma série de atividades gratuitas também marca o Festival anualmente, democratizando o acesso à programação para todos que escolheram a cidade serrana como refúgio no Carnaval. A exemplo das edições anteriores, o fim de tarde contará com shows diários, em uma estrutura que será montada na Praça da Prefeitura.

Entre os que vão se apresentar no local ao pôr-do-sol estão o gaitista Pablo Fagundes, de Brasília, que vai lançar em primeira mão no Festival seu CD Foles, resultado de mais de 11 anos de pesquisa em relação às possibilidades sonoras da gaita; e a Dixie Square Jazz Band, de São Paulo, com o jazz tradicional de New Orleans, em cortejo pelas ruas de Guaramiranga e em show da Praça.

Depois da meia-noite, a festa continua com a tradicional Jam Session, que este ano será comandada pelo blues da carioca Beale Street. A banda foi criada há 10 anos pelo guitarrista e cantor Ivan Mariz (ex-Sex Beatles), o baterista Alexandre Baça e o baixista César Lago (neto do ator e compositor Mário Lago). Desde 2008, com a saída de Baça, a Beale Street viaja o país em festivais e mostras de blues com baterista convidado.

Não foi à toa que um festival de jazz & blues foi lançado há 10 anos e deu tão certo no Ceará: o Estado é celeiro de grandes instrumentistas e cultiva uma tradição em shows de blues, jazz e música instrumental em bares e casas noturnas, principalmente da capital. Da cena cearense, a 10.ª edição do Festival conta com veteranos e jovens talentos.

Entre os que já têm bagagem de muita música estão Luciano Franco, um dos mais completos músicos da efervescente cena instrumental no Ceará, que lança o CD Rio Novo, trabalho que abre espaço para o que de melhor nasceu da confluência entre a tradição jazzística e a herança musical brasileira: a improvisação; o compositor Ricardo Bezerra, autor dos sucessos Cavalo Ferro e Manera Fru Fru Manera em parceria com Raimundo Fagner, cuja participação foi importante no início da carreira desse artista e que, depois de longo exílio voluntário, gravou em 2003 Notas de Viagem, um CD instrumental; Lúcio Ricardo, voz inconfundível do blues no Ceará, que já participou do Festival em tributo a Ray Charles; Nélio Costa, baixista cearense que já acompanhou os artistas Maria Creuza, Nelson Gonçalves, Fagner, Jorge Vercilo, João Donato, Waldonys, Manassés e Amelinha. Nos anos 90, Nélio morou em Colônia, Alemanha, onde graduou-se em Pedagogia Musical e tocou com diversos estilos musicais, como jazz, salsa, reggae, bossa-Nova e pop, em diferentes grupos.

Da "geração Festival Jazz & Blues", estão três bandas com trabalhos sólidos na música instrumental e no blues: o projeto Timbral, surgido em 2000, na primeira edição do Festival em Guaramiranga, idealizada por Lú de Souza com o objetivo de mostrar que a música instrumental pode ser apresentada em diversos locais e para diversos tipos de público; a banda Blues Label, formada em 2001 por Roberto Lessa, e que é hoje uma das mais atuantes do Ceará, contando também com Artur Menezes (guitarra/baixo/vocal), Wladimir Catunda (bateria) e Leonardo Vasconcelos (teclado); e o guitarrista revelação na nova geração do blues do Ceará, Artur Menezes, integrante da Blues Label, que desenvolve trabalho próprio com sua banda Os Caras, com influências que vão de Jimi Hendrix a Luiz Gonzaga, passando por Albert Collins, Albert King, B.B. King, Stevie Ray Vaughan, Buddy Guy e Johnny Winter. Duas temporadas morando em Chicago, nos Estados Unidos, renderam a Artur Menezes bons contatos com músicos de renome internacional com os quais tocou, como John Primer, Charlie Love and The Silky Smooth Band e Jimmi Burns, mostrando seu talento em bares de blues como B.L.U.E.S., Kingston Mines, Buddy Guy's Legends, Smoky Daddy, Rosa's, Vine Tastings e Katherina's.

No palco aberto, no fim de tarde, também vão se apresentar três bandas formadas em oficinas realizadas em cidades do Ceará, com jovens instrumentistas. É o projeto Novos Talentos, uma ação de responsabilidade social e inclusão do Festival, que visa formar bandas de jazz e blues no interior do Estado. Este ano, antes do Carnaval, os músicos e professores Jefferson Gonçalves e Kleber Dias vão formar e preparar bandas no Crato (10 a 12/02), em Paraipaba (14 a 16/02) e Pacatuba (18 a 20/02). Cada banda vai se apresentar em um dia do Festival na serra.

Além de shows, durante o dia o público do Festival pode conferir ensaios abertos, onde atrações da noite conversam com a platéia e dão uma prévia do que vai acontecer no palco às 22h30. Este ano os ensaios abertos serão com Dominguinhos, César Camargo Mariano, Ná Ozzetti e Toots Thielemans. Quem quer mais do que se deleitar com a música dos artistas convidados, vai poder participar das oficinas de Flauta (Bob Mesquita/CE), Gaita e Guitarra (Jefferson Gonçalves e Kleber Dias/RJ) e Percussão (Vanildo/CE).

E depois dos quatro dias no friozinho da serra, o Festival desce a Fortaleza na Quarta-feira de Cinzas para, de quinta a sábado, levar aos palcos mais shows. Além das apresentações à noite, durante o dia alguns dos importantes instrumentistas convidados passam um pouco de suas experiências e técnicas de instrumento para músicos profissionais e amadores em workshops gratuitos.

O Festival Jazz & Blues é uma realização da Via de Comunicação e Cultura, em uma promoção do Diário do Nordeste, com o patrocínio de Votorantim, Indaiá e CAGECE e apoio do Banco do Nordeste e COELCE. Recebe ainda apoio cultural da Prefeitura Municipal de Guaramiranga e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Lei de Incentivo à Cultura).

SERVIÇO
Festival Jazz & Blues 2009 - de 21 a 24 de fevereiro em Guaramiranga e de 26 a 28 em Fortaleza
Programação em Guaramiranga disponível no site do Festival. A programação em Fortaleza será divulgada posteriormente.
Informações: (85) 3262-7230 e viac@viadecomunicacao.com


SAIBA MAIS
www.jazzeblues.com.br