19 janeiro 2011

JORNADA COMO METÁFORA


Ir como se quer*

“Tenho proposta de outro palestrante por um terço do valor que você pediu!” — Era o comprador de uma grande empresa, durante concorrência para uma série de palestras que eles queriam contratar. Eu já havia esgotado meus argumentos lógicos e o que fiz foi corrigir o sujeito: 
- Meu caro, onde você disse “valor”, quis dizer “preço”. 
Em seguida, dei-lhe uma aula: 
“Valor e preço são coisas diferentes, quer ver? Após uma viagem acidentada e cansativa você chega ao aeroporto de Cumbica. Seu carro, é claro, está no aeroporto de Congonhas. Você tem algumas escolhas: pode, por exemplo, tomar um ônibus circular até o Tatuapé, de onde pegará outro para Congonhas. O preço é cerca de R$ 7,00 e o deslocamento levará no mínimo uma hora e meia. Você também pode optar pelo Airport Bus Service, direto de Cumbica para Congonhas. Gastará uns R$ 40,00 e levará 50 minutos. Se preferir um taxi, pagará no mínimo R$ 120,00 e levará uns 45 minutos. Mas você poderia alugar uma limusine pagando R$ 1.000,00. Levaria um pouco mais de tempo que o taxi, mas que conforto!"
Resumindo, dá pra fazer Cumbica - Congonhas gastando R$ 7,00, R$ 40,00, R$ 120,00 ou R$ 1.000, 00. 
Levar você de onde você não quer estar para onde você quer estar é a corrida, qualquer um faz, só varia o preço. E cá entre nós, uma corrida entre Cumbica e Congonhas não vale R$ 120,00, muito menos R$ 1.000,00. Mas você não está comprando só ‘uma corrida’. É o quanto de rapidez, conforto e segurança você deseja que determinará o valor da corrida. Para um mochileiro com pouco dinheiro, enfrentar várias paradas, ônibus sem conforto, carregar a bagagem e sujeitar-se a atrasos gastando apenas R$ 7,00 é um ótimo negócio. Mas para um empresário buscando rapidez, conforto e segurança, não. Dependendo das circunstâncias, R$ 120 ou até mesmo os R$ 1.000,00 podem ser aceitáveis.
Quem compra uma palestra apenas para preencher uma janela num evento ou entreter as pessoas enquanto não chega a hora do jantar, está comprando “uma corrida”, um serviço comum, sujeito a leilões. Dá para escolher o mais baratinho. E aí eu fico caro, pois não vendo palestras. 
O que eu vendo é a habilidade de transformar 17 anos de educação formal, 30 anos de experiência profissional, 54 anos de experiência de vida, centenas de livros lidos, cinco livros escritos, muitos sucessos e muitas quebradas de cara, viagens inusitadas e milhares de reuniões e reflexões, numa argumentação capaz de encantar a platéia e levá-la a agir de forma a atender aos objetivos de quem me contratou, trazendo resultados para seu negócio.

A palestra é apenas o processo de entrega. Uma corrida.
E finalizei: "Se você quer preço, experimente o ônibus comum. Se quer um pouco mais de conforto, experimente o Airport Bus Service. Mas se você busca algo criativo, excepcional, único e sensorial, que marque definitivamente, não tem jeito: tem que ser de limusine. E essa experiência eu vendo.”
Não ganhei a concorrência. O comprador só conseguia entender "preço".
Foi de ônibus.

*Luciano Pires é palestrante, executivo, comunicador, focado em despertar o pensamento crítico, lateral, com foco na solução de problemas. Imagem em glimboo.com

SAIBA MAIS
www2.lucianopires.com.br