17 fevereiro 2012

"GENE DA MIGRAÇÃO"

Quem procura novidade 
pode achar... felicidade*

Amantes de novidades são propensos a terem o "gene da migração"
Você toma decisões rapidamente, com base em informações incompletas? Perde a paciência num instante? Facilmente se entedia?

Estas são perguntas usadas para mensurar o impulso da busca por novidades — um traço de caráter tradicionalmente associado a problemas como o deficit de atenção, a compulsão por jogos de azar e o comportamento criminoso.

Agora, os pesquisadores acham que ele pode ser crucial também como prenúncio de bem-estar. "A busca por novidades é um dos traços que mantêm você saudável e feliz, e que com a idade promove o crescimento da personalidade", diz o psiquiatra C. Robert Cloninger, que desenvolveu testes de personalidade para medir essa característica.
"Se você combinar esse espírito aventureiro e essa curiosidade com a persistência e a noção de que nem tudo gira em torno de você, aí você tem o tipo de criatividade que beneficia a sociedade como um todo", explicou o especialista.

Os fãs dessa característica estão chamando-a de "neofilia". Em seu novo livro, New: Understanding our Need for Novelty and Change (O novo: compreendendo a nossa necessidade de novidade e mudança), a jornalista Winifred Gallagher afirma que a neofilia é uma habilidade útil para a sobrevivência, e humana por excelência.
Os neófilos são mais propensos a terem um "gene da migração", uma mutação ocorrida há cerca de 50 mil anos, quando os humanos se dispersaram pelo mundo a partir da África, segundo o bioquímico Robert Moyzis, da Universidade da Califórnia, Irvine.

As mutações são mais comuns nas populações mais afastadas, como as tribos indígenas da América do Sul que descendem de neófilos que cruzaram o estreito de Bering.
Os pesquisadores já descobriram que o interesse por novidades também depende da criação, da cultura e do estágio da vida de cada pessoa. Segundo algumas estimativas, a ânsia por novidades decresce entre os 20 e os 60 anos.

Cloninger, professor de psiquiatria e genética na Universidade Washington, no Missouri, monitorou as pessoas com um teste de personalidade que ele desenvolveu há duas décadas. Ele descobriu que três características são essenciais para um temperamento feliz: busca por novidades, persistência e "autotranscendência".
"Pessoas com persistência tendem a ser realizadoras, porque continuam trabalhando em alguma coisa mesmo sem recompensa imediata", diz Cloninger.

"Elas pensam: 'Não ganhei desta vez, mas da próxima vez ganho'. Mas e se as condições tiverem mudado? Aí é melhor tentar algo novo. Para ter sucesso, é bom regular seus impulsos, mas também ter imaginação para ver como seria o futuro se você tentasse algo novo."
A outra característica do trio, a autotranscendência, dá às pessoas uma perspectiva mais ampla. "É a capacidade de se perder no tempo fazendo o que você gosta de fazer, de sentir uma conexão com a natureza, a humanidade e o universo", diz Cloninger.

"Ela às vezes é encontrada em pessoas desorganizadas, que são imaturas, creem demais na força do pensamento e sonham acordadas, mas, quando combinada com a persistência e a busca por novidades, ela leva ao crescimento pessoal e lhe permite equilibrar suas necessidades com as das pessoas ao seu redor."

Mas a ânsia por novidades também pode fazer você se perder. "A neofilia nos estimula a ajustar, explorar e criar tecnologia e arte, mas no seu extremo pode alimentar uma distração e um desassossego crônicos", afirma Gallagher.
Ela e Cloninger aconselham os neófilos a serem seletivos. "Não seja amplo e raso em trivialidades inúteis", diz Gallagher. "Use a sua neofilia para ir fundo em assuntos que sejam importantes para você."

*John Tierney escreve no New York Times.
Imagem em  
http://gizmodo.com/neophilia