14 janeiro 2021

The Gumps - sucesso editorial há mais de 100 anos

 


Concebida pelo cartunista americano Sidney Smith, nascido em Bloomington, Illinois, em 1877, a tira “Os Babaquaras” (uma possível tradução para “The Gumps”) estreou no diário Chicago Tribune em fevereiro de 1917, para rapidinho tornar-se um ícone de grande popularidade, adorada por milhões de leitores.

O conteúdo? Um molhe de singulares dramossátiras, no traço nervoso e exigente do autor, embalando questionamentos para situações hilariantes, comoventes e patéticas vividas nos desenhos (Smith pode ter sido inspirado por artistas como Bud Fisher [Mutt & Jeff, de 1907], Tad Dorgan [Judge Rummy, de 1910], George Herriman [Krazy Kat, de 1913] e Harry Tuthill [The Bungle Family, de 1918], e por sua vez certamente deixou sua marca na obra de Frank King [Gasoline Alley, de 1918], Harold Gray [Little Orphan Annie, de 1924] e Billy DeBeck [Barney Google, de 1919]).


Um diferencial nas tiras de Sid Smith é a farta quantidade de texto, onde ele expressa toda a sutileza das filosofias do século XX e precursores, enquanto retrata o como-se-vive em família e na vizinhança, da porta para fora, na sociedade e nas ruas; no país, enfim.





Mas há muito mais: o que em aparência era só uma coleção de gags pitoresca e divertida torna-se, genialmente, um debate político, uma investigação sociológica, uma demonstração de crença arraigada por gerações, um comentário preciso num contexto social de dúvida e desinformação, um jorro de críticas ao status quo, ou um punhado de bons conselhos ao cidadão, travestidos como muita, muita boa e velha fofoca, produzida e compartilhada por Andrew (Andy) Gump, sua família e personagens coadjuvantes.


Assim Smith exorciza sagazmente os fantasmas de sua época – muitos deles atualíssimos ainda na nossa. Esta compilação (The Saga of Mary Gold) é uma publicação de 2013 da Biblioteca Americana dos Quadrinhos Fundamentais da IDW Editora de San Diego, California, trazendo o episódio completo (maio de 1928 a maio de 1929).



Finalizando, IDW é sigla para "Idea and Design Works, LLC", fundada em 1999, quinta maior editora de quadrinhos nos EUA, atrás apenas da Marvel, DC, Dark Horse e Image Comics, e à frente de outras grandes do ramo como Archie, Boom!, Dynamite, Valiant e Oni Press. Além dos louváveis lançamentos da LOAC-Library of American Comics Essentials, a IDW também se destaca por suas adaptações de filmes, programas e séries de TV, videogames e desenhos animados para os quadrinhos. Bombando.