10 janeiro 2008

CARTÃO-POSTAL

O "plus" da cena carioca


Um dos mais famosos veículos de todos os tempos ganha livro em comemoração aos seus 95 anos. Sob o selo de Andrea Jakobsson Estúdio, sinônimo de capricho gráfico e apurado contexto editorial, Bondinho do Pão de Açúcar - 95 anos da Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar conta uma história intimamente ligada à trajetória da cidade do Rio de Janeiro, narrada através de textos assinados por personas como Nelson Motta, Léo Jaime, Pedro da Cunha e Menezes, Telma Lasmar e Pedro Carauta, entre outras personalidades e pesquisadores íntimos do Pão de Açúcar e de sua maior maravilha.
O sonho do visionário engenheiro Augusto Ferreira Ramos de construir um teleférico ligando os morros que formavam uma das paisangens mais lindas e exaltadas (em prosa, verso, pinturas, fotografias etc.) do País tornou-se realidade em 27 de outubro de 1912, ao ser inaugurado o primeiro trecho do teleférico ligando a Praia Vermelha ao Morro da Urca. Logo depois, em 18 de janeiro de 1913, começava a funcionar o segundo trecho entre o Morro da Urca e o Pão de Açúcar. Neste dia, 449 pessoas tiveram o privilégio de embarcar no bondinho, chegar ao topo do símbolo-maior da Cidade Maravilhosa e deslumbrar-se com a vista estonteante que até hoje inspira e emociona pessoas do mundo inteiro.

Desde então, o bondinho transportou milhões de pessoas e participou de momentos históricos, shows inesquecíveis, namoros nos jardins, festas animadíssimas, bailes de Carnaval e Réveillon, e recebeu turistas e cariocas que conheceram a vista do Pão de Açúcar, e sem risco ou esforço fizeram fotos como Marc Ferrez — o primeiro a retratar a paisagem vista do topo do Pão de Açúcar em 1890, quando escalou o morro com mais de 100 kg de equipamento.

O livro apresenta textos de apaixonados pelo Pão de Açúcar que conviveram intimamente com diversos aspectos deste patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan, em 1973. Eles apresentam detalhes desta trajetória histórica, por Pedro da Cunha e Menezes e Telma Lasmar, geologia, por Diógenes de Almeida Campos, fauna e flora, por Jorge Pedro Pereira Carauta, montanhismo, por Waldecy Mathias Lucena, e dos shows que marcaram toda uma geração, por Nelson Motta, criador do lendário Noites Cariocas, e Léo Jaime, um dos muitos artistas que se apresentaram no palco da Concha Verde para uma platéia que chegava a 3 mil jovens nas inesquecíveis noites de sexta e sábado.

Com o objetivo permanente de ampliar horizontes, The Bank of New York Mellon patrocina o livro sobre os 95 anos do bondinho. Com escritórios em 37 países e atendendo acima de 100 mercados, o banco administra mais de US$ 20 trilhões em recursos financeiros em todo o mundo. A iniciativa reforça o compromisso da instituição com o Brasil e com o Rio de Janeiro.

Trazendo 150 imagens, a edição traça um panorama que completa 95 anos, retratando desde o surgimento do nome "Pão de Açúcar", dado à época do descobrimento, quando os navegadores mapearam o litoral identificando os portos seguros, até as mudanças na paisagem do entorno, bem como a evolução dos bondinhos que permitiram o acesso ao seu topo. Os textos — curtos e concisos — prendem a leitura e a seleção de imagens é segura fonte de deleite para todos os que apreciam a deslumbrante beleza da cidade do Rio de Janeiro.


SERVIÇO
Bondinho do Pão de Açúcar - 95 anos da Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar Sugar Loaf Cable Car - 95 years of the Sugar Loaf Aerial Pathway Company - Edição bilíngüe (Português/Inglês), 200 págs, R$ 95

Formato: 23 x 28 >>Idéia: Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar >> Realização: Andrea Jakobsson Estúdio Editorial - Textos: Diógenes de Almeida Campos (diretor do Museu de Ciências da Terra, Departamento Nacional da Produção Mineral e Membro da Academia Brasileira de Ciências), Jorge Pedro Pereira Carauta (Pesquisador-associado no Departamento de Botânica do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ), Léo Jaime (músico, ator e escritor), Maria Ercília Leite de Castro (Diretora Geral da CCAPA), Nelson Motta (jornalista, compositor, escritor, roteirista e produtor musical), Pedro da Cunha e Menezes (escritor e diplomata, profundo conhecedor da história da cidade do Rio de Janeiro e representante permanente adjunto do Brasil junto ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), Telma Lasmar (museóloga responsável pelo projeto do Museu Aberto do Bondinho Pão de Açúcar e professora da UFF e do UNIPLI), Waldecy Mathias Lucena (escalador, vice-presidente da Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro) >> Fotos: Marco Terranova, Ricardo Azoury e outros
Projeto Gráfico: Jair de Souza >> Lançamento: 17 de janeiro de 2008 no Morro da Urca


SAIBA MAIS
Andrea Jakobsson Estúdio Editorial Ltda.
R. Xavier da Silveira, 45 - sala 906 - Copacabana, Rio de Janeiro/RJ
Tel.: (21) 2267-6763