16 dezembro 2008

CHEGA DE DOR

Saúde vertebral



Dores na coluna representam a segunda maior fonte de reclamação das pessoas no consultório médico. Conforme estimativas da OMS-Organização Mundial da Saúde, 85% da população tende a experimentar ao menos um episódio de dor nas costas ao longo da vida.

Este problema pode ter sua origem devida a maus hábitos de postura, mas envolve também insidiosos processos degenerativos como artrose, hérnia de disco, protusão discal etc.

Para o professor e fisioterapeuta Helder Montenegro, tudo isto poderia ser minimizado simplesmente se as pessoas mudassem alguns de seus hábitos e fortalecessem os músculos posturais, responsáveis por dar sustentação à coluna.

“A RMA Vertebral, técnica de Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral, une o trabalho da fisioterapia manual com a tecnologia das mesas de tração e descompressão e do Stabilizer (equipamento que condiciona o paciente a usar o músculo transverso do abdômen), além de exercícios de musculação", descreve o especialista.

Segundo garante, a união de todos esses fatores permite eliminar as dores do paciente, que é estimulado a iniciar um trabalho focado no fortalecimento dos músculos posturais. "O resultado apresentado equivale a 87% dos casos resolvidos”, afirma o fisioterapeuta, criador da técnica e fundador do ITC Vertebral, instituto voltado ao tratamento da coluna já disponível em algumas cidades do Brasil.

O primeiro passo para quem deseja colocar sua coluna em ordem é fazer uma boa avaliação, identificando as causas da dor. No ITC, são feitos testes ortopédicos e fisioterapêuticos específicos — de mobilidade, de força, de alongamento muscular e do sistema nervoso — para definir qual é a situação clínica do paciente. Após o quadro definido, tem início o tratamento.

Neste processo, as mesas de tração e descompressão são importantes, pois cumprem o papel de diminuir a compressão sobre a raiz nervosa. “Num primeiro momento, vamos trabalhar para tirar a dor. Depois o foco volta-se ao fortalecimento: suprimos orientações para que o paciente tome alguns cuidados no dia-a-dia", adianta Montenegro. Tais cuidados, por serem preventivos, são fundamentais para qualquer pessoa, mesmo as que nunca sentiram dores.

O último passo do tratamento é a manutenção — e para isso o método indica a prática de Pilates e/ou musculação. "No entanto, tanto os exercícios de Pilates quanto os de musculação devem ser corretamente prescritos porque, do contrário, as dores podem voltar”, explica o fundador do ITC Vertebral.

O Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral disponibiliza, portanto, a exclusiva técnica de Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral - RMA da Coluna Vertebral, que associa procedimentos da Fisioterapia Manipulativa, Mesa de Tração Eletrônica, Mesa de Descompressão Dinâmica, Estabilização Segmentar Vertebral e exercícios de musculação.

Obtendo o reconhecimento de fisioterapeutas em todo o mundo, a técnica tem ganho espaço no mercado brasileiro graças ao elevado índice de bons resultados com pacientes que sofrem de dores nas costas. O ITC Vertebral possui clínicas em Fortaleza, Sorocaba, São Paulo, Manaus e, em breve, estará também em Londrina, Natal, São Luís e Rio de Janeiro.