23 fevereiro 2015

RESPONSABILIDADE POLÍTICA


As duas secas


Crise hídrica, estresse climático, escassez no abastecimento — qualquer nome que se queira, menos "seca". Como tópico semântico, a "seca" define o Nordeste e sua terra literária e cinematograficamente calcinada. De geografia abundante, o Sudeste não conhece a linguagem da esqualidez e do flagelo.

Como lembra o escritor cearense Ronaldo Correia de Brito em entrevista ao Suplemento Pernambuco, a falta d’água de São Paulo tem nomes que convenientemente a distanciam da falta d’água nordestina. Notar essa diferença é entender como uma mesma realidade de estiagem ganha leituras políticas enviesadas.

Senão, vejamos. A seca de São Paulo tem um sabor circunstancial; a do Ceará, de um atraso social e econômico atávico. A de lá nasce de falha técnica e do desvio no discurso da norma racional; a nossa é infortúnio. 

A de lá tem razões práticas e soluções à vista para corrigir a inépcia do governo; a nossa se relaciona com o mito, do qual os políticos costumam tirar o sustento eleitoral a cada dois anos.

A seca do Sudeste não se presta a elaborações estéticas; a nossa é parte inseparável da paisagem intelectual e artística.

Reveladas as manobras de construção do sentido das palavras, as duas secas, porém, acabam se revelando uma só. Lá, o governo do Estado a evita. Aqui, porque entendida mais como fenômeno da natureza do que tragédia social, os governos a adotam sem pudor. 

Lá, a despeito das torneiras vazias, a seca é uma realidade estrangeira; aqui, pela forte presença, é quase um sentimento.

O Ceará convive há décadas com uma aguda crise de abastecimento. Cravado no semiárido, o Estado nasceu mergulhado em estresse hídrico, do qual sai apenas em anos bissextos.

Longe de nossa realidade, mas sujeita às mesmas intempéries, São Paulo amarga uma seca que resulta de mazelas cuja origem a aproxima de nós. 

Tanto no Sudeste quanto no Nordeste, a falta d’água é consequência da escassez não apenas das chuvas, mas de responsabilidade política.

*Henrique Araújo é jornalista.
Publicado em www.opovo.com.br.
Imagem em 
http://wallpapers.free-review.net