01 setembro 2006

BISCOITO FINO

Exercitando o pensamento


Um menino vivia dizendo, a respeito de um colega: "Desejo tudo de ruim para ele. Quero matar esse cara!" Seu pai, um homem simples mas cheio de sabedoria, escuta calmamente o filho, que continua a reclamar: "O Juca me humilhou na frente dos meus amigos. Não aceito isso! Gostaria que ele ficasse doente, sem poder ir à escola!"

O pai escuta tudo, calado, enquanto caminha em direção a um abrigo onde guardava um saco cheio de carvão. Levou o saco até o fundo do quintal, enquanto o menino o acompanhava. Zeca vê o saco ser aberto e, antes que possa fazer alguma pergunta, o pai lhe propõe algo: "Filho, faça de conta que aquela camisa branquinha que está secando no varal é o seu amigo Juca, e que cada pedaço de carvão dentro do saco é um mau pensamento seu endereçado a ele. Quero que você jogue todo o carvão do saco na camisa, até o último pedaço. Depois eu volto, para ver como ficou."

O menino acha que seria uma brincadeira bem divertida, e põe mãos à obra. O varal com a camisa estava longe, e poucos pedaços de carvão acertavam o alvo. Uma hora se passou e Zeca terminou a tarefa. O pai, que a tudo espiava de longe, aproxima-se do menino e pergunta: "Filho, como está se sentindo?"

"Estou cansado, mas estou alegre porque acertei muitos pedaços de carvão na camisa", responde o pequeno. O pai olha, impassível, para o menino que não consegue entender a razão daquela brincadeira, e lhe fala: "Venha comigo até o meu quarto, quero mostrar-lhe uma coisa." O filho segue o pai até o quarto e é colocado na frente de um grande espelho, onde pode ver todo o seu corpo.

Que susto! Só consegue enxergar seus dentes e os olhinhos, arregalados! O pai então lhe diz, ternamente: "Filho, você viu que a camisa no varal quase não se sujou, mas olhe só para si mesmo! Pois o mal que desejamos aos outros é como o que lhe aconteceu. Por mais que possamos atrapalhar a vida de alguém com os nossos pensamentos a borra, os resíduos, a fuligem ficam sempre em nós mesmos."

"Porisso", finalizou o homem, "tome cuidado com os seus pensamentos, pois eles se transformam em palavras. Cuidado com suas palavras, pois elas se transformam em ações. Cuidado com suas ações, pois elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus hábitos, pois eles moldam o seu caráter. Por fim, cuide bem de seu caráter, pois ele controla o seu destino."

Sem dizer uma palavra, corado e cabisbaixo, o menino caminha, rápido mas silenciosamente, para o chuveiro. O pai agradece em seu pensamento o dom da palavra e a bênção do discernimento ao Deus Onipotente.


Adaptação do editorial (boletim YMCA Acontece n.º 6) assinado por Luiz Carlos Gonzaga,
secretário-geral da Federação Brasileira das Associações Cristãs de Moços (SP)
CONTATO
SAIBA MAIS SOBRE A YMCA

MENTE SÃ EM CORPO SÃO

45 milhões de associados


Imagine uma instituição internacional, que representa um criativo movimento social, ecumênico e não sectário, presente em mais de 120 países, com cerca de 14 mil sedes (!) e mais de 45 milhões da participantes (!). A este perfil "enxuto", acrescente uma privilegiada cadeira no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da ONU e o reconhecimento por constituir a maior rede de serviços voluntários do mundo (seu exemplo e modus operandi há muito tempo servem de modelo para a atuação de incontáveis outras entidades em toda parte — basta pensar um pouquinho e olhar ao redor).

Detalhe: apesar de presente desde os anos 1900 em várias cidades do Brasil, tal instituição — a Young Men's Christian Association (YMCA) ou Associação Cristã de Moços (ACM), como a conhecemos — ainda não encontrou solo fértil para desembarcar e estabelecer-se definitivamente no Ceará, bem como de resto, não se encontra presente no Nordeste.

No início do século XIX, enquanto se desenvolvia a Revolução Industrial, nasceu a YMCA, como tentativa de promover o bem-estar da sociedade frente às precárias condições de vida da época. Não havia lazer, cuidar da saúde era uma árdua tarefa e as jornadas de trabalho nas novas indústrias podia chegar a 16 horas, sem distinção de homens, mulheres ou crianças. Diante desta realidade adversa George Williams, um jovem preocupado com o futuro de sua geração, fundou a Young Men's Christian Association em Londres, em 6 de junho de 1844.

Tudo teve início com reuniões de leitura dirigida de textos bíblicos, a fim de levar uma mensagem positiva aos jovens que se aglomeravam na cidade em busca de trabalho, retirando-os das ruas e oferecendo-lhes motivos para uma integração sadia. A partir de 1851, quando a ACM chegou aos EUA, os jovens receberam ainda mais incentivo, pois a instituição uniu os benefícios da prática esportiva ao desenvolvimento de valores do caráter e do espírito: eis como foi (muito bem) aproveitado o famoso slogan em Latim Mens sana in corpore sano.

No Brasil, Mayron August Clark, um acemista norte-americano cuja missão era disseminar a experiência da ACM na América Latina, fundou a primeira ACM brasileira no Rio de Janeiro, em 1893. Em 1901 surge a ACM Rio Grande do Sul e, um ano mais tarde, a ACM São Paulo.

Para oferecer atrativos dignos aos jovens conectados ao movimento, na ACM foram criados o basquetebol e outros esportes coletivos de salão. Piscinas indoors aquecidas funcionando em edifícios urbanos também vieram integrar o trabalho, causando o surgimento da maioria das modalidades esportivas que temos hoje, com suas regras de arbitragem e premiações. Além disso, são inúmeras as opções de atividades promovidas, desde escotismo, escolas e creches, a qualificação em idiomas, teatro, yoga e ballet — por exemplo, quem busca o desporto na ACM de Lisboa encontra aeróbica, aerocombat, correção postural e alongamentos, exercícios de circuito, fitremix, fitsênior, bola suíça, hip-hop & dance, ju-jitsu, karate, lift, localizada e step (combinações de música, coreografias e exercícios cardiovascular e de resistência muscular utilizando pesos, barras, elásticos, halteres e plataformas de step). Adivinha onde surgiu a primeira academia (a figura acima é apenas ilustrativa, pois a ACM está presente em 122 países)?

A Federação Brasileira das ACMs, fundada em 1903 e com sede em São Paulo/SP, é a entidade que congrega os movimentos nacionais e trabalha pela unificação do discurso institucional, promove e solidifica parcerias nacionais e internacionais, além de organizar a extensão e a expansão da instituição no País. No mundo, a ACM é uma vasta rede que oferece assistência a comunidades em, por exemplo, países da África e Oriente Médio, ao mesmo tempo em que permite ao associado comum a prática de esportes em um ambiente adequado, além de proporcionar viagens, acampamentos, cursos, palestras e formação de líderes em localizações as mais diversas — como um incrível edifício no Central Park, doado pela coroa espanhola para ser uma das sedes da YMCA New York. Para completar, as ACMs estão abertas a pessoas de todas as raças, idades, habilidades, crenças religiosas e níveis econômicos.

Atuando como unidades interdependentes, um dos slogans da YMCA é: We build strong kids, strong families, strong communities, servindo há mais de 150 anos ao desenvolvimento social da Terra. Atualmente, os executivos da ACM brasileira buscam maior capacitação em gestão estratégica, em busca do aprimoramento de suas ações. Quem sabe um dia desses não possamos nos associar a uma sede da ACM perto de nossas casas? Tudo a ver. Imagine.


A ACM NO BRASIL


  • 1893 - Rio de Janeiro (RJ)
  • 1901 - Porto Alegre (RS)
  • 1902 - São Paulo (SP)
  • 1950 - Belo Horizonte (MG)
  • 1954 - Sorocaba (SP)
  • 1965 - Brasília (DF)
  • 1966 - Londrina (PR)
  • 1984 - Itapeva (SP)
  • 2006 - ...

SAIBA MAIS
http://www.ymca.org.br

http://www.ymca.net

http://www.acmlisboa.pt/mundo.htm

http://www.ymcaworldservice.org/