28 fevereiro 2011

"ACABATIVA"

Fazer acontecer* 




Em meu penúltimo artigo de 2010 dei início ao que pretendo seja uma série sobre a "Acabativa", neologismo que indica "a capacidade de fazer acontecer". 


Uma leitora, a Paula Cristina, me escreveu: "...vamos colocar pessoas como eu dando conselhos aos outros, ou melhor, repassando. Mas na hora 'H', fica difícil aplicar o que aprendi durante anos, e entro em pânico. 


Será que é possível colocar as idéias em prática sem a ajuda de toda esta gente com textos maravilhosos? Quem sabe você formula um lindo texto e destrincha esta questão?"


Vou tentar. Paula, muitas vezes esses “conselhos” que recebemos tratam do “o que fazer” e nos vemos paralisados diante do “como fazer”. Isso acontece com todo mundo...


O melhor é desenvolver um método para fazer acontecer.


“Método” vem do grego méthodos, que quer dizer “caminho para chegar a um fim”.

Ao tomar banho, por exemplo, você prende o cabelo da mesma forma, ensaboa primeiro uma parte do corpo, depois outra, e ao se enxugar segue uma rotina. É o seu método.



É por meio de métodos (ou processos) que os objetivos estratégicos pessoais e das empresas são atingidos. Por exemplo, para perder peso os métodos podem ser: tomar remédios, fazer dietas ou praticar exercícios físicos.


Para dar suporte a esses métodos, precisamos dos conhecimentos do médico, da nutricionista e do professor de educação física. E da tecnologia de aparelhos de ginástica, do tênis à esteira computadorizada.


Se dividirmos as providências necessárias para agir e perder peso, acabaremos chegando a um método óbvio: primeiro, tem que estar clara a necessidade de que TEMOS de perder peso. 


Se não estivermos convencidos, se não entendermos a razão de perder peso e os benefícios, não vamos nem começar.


Portanto, a compreensão da inconveniência que precisa da ação vem em primeiro lugar.


No próximo passo, temos que descobrir O QUE fazer: perguntando a quem tem ou teve a mesma inconveniência, lendo a respeito, consultando especialistas que dirão o que deve ser feito e até mesmo COMO fazer.


Em seguida, precisamos do conhecimento e da tecnologia para agir. Que dieta fazer? Temos grana pra pagar uma academia? Se não temos, dá pra fazer o exercício em casa? Onde aprender os exercícios?


Depois, é preciso definir indicadores que mostrem que estamos no caminho certo: medir o peso todo dia? Fazer um exame de sangue periódico? Determinar a taxa de gordura e acompanhar? Experimentar roupas antigas pra saber se servem?


Quem já sentiu o prazer de subir numa balança e descobrir que está um quilo mais leve, sabe do que estou falando. A sensação de vitória deste indicador de sucesso — a balança — é que vai nos motivar a continuar seguindo o método.


Bem, não dá para escrever aqui um tratado, tem que ser aos poucos, mas acho que deu pra dar uma pista: para praticar a acabativa é conveniente desenvolver um método.


Que implica em convencer-se de que algo tem que ser feito. Buscar conhecimento sobre o que fazer. Desenvolver as tecnologias necessárias para executar. E definir como medir o resultado.

Parece óbvio, não é? E é óbvio.


Mas como é difícil fazer...



* Luciano Pires é jornalista, escritor e palestrante. 
La Château des Pyrénées por René Magritte em anatheimp.blogspot.com


SAIBA MAIS 
www.portalcafebrasil.com.br