12 fevereiro 2013

LER E CULTIVAR

Biblioteca nos EUA
além de livros,
empresta sementes*




Os envelopes de sementes são etiquetados com
informações do conteúdo e o nome do produtor

Sair de biblioteca apenas com livros e CDs é coisa do passado na Biblioteca Pública de Basalto, no Colorado, Estados Unidos. O local adicionou um banco de sementes à sua coleção de meios de comunicação. 

Os visitantes, além de usufruírem de uma boa leitura, também podem virar produtores de frutas ou legumes e de novas sementes que devem voltar ao local de origem.

Para participar é simples. O leitor adquire o pacote de sementes e planta. Quando o vegetal cresce, é só colher as sementes e devolvê-las à biblioteca para que outras pessoas possam usá-las.

Ação de caráter colaborativo amplia acesso às espécies vegetais

As sementes são armazenadas em envelopes com etiquetas que descrevem informações da fruta ou vegetal, e o nome do produtor, no intuito de dar crédito às pessoas que se esforçaram no cultivo.

Segundo a American Library Association, existe pelo menos uma dúzia de programas semelhantes em todo o país. Para a diretora da biblioteca, Barbara Milnor, o local pode parecer estranho para o projeto, mas é "uma ótima solução para ampliar o acesso de sementes e plantas à população", afirmou no portal NPR.

Já para a frequentadora Stephanie Syson, a biblioteca tem sido um lugar onde a filha aprende. As sementes adicionaram apenas mais uma nova lição.


(*conteúdo publicado em  www.ecod.org.br)