18 janeiro 2007

ÉPICO ORIENTAL

Porque ler o que é bom é preciso


Histórias em quadrinhos costumam ser vistas com certa reserva por leitores (ainda) não habituados a elas. Porém, são os mesmos leitores capazes de dedicar-se com avidez a calhamaços áridos, romances que se tornam best-sellers nas vitrines das livrarias. Ora, a esses "campeões de vendas" falta um apelo essencial para que se possam comparar a um álbum como O sétimo suspiro do samurai (Conrad Editora), de onde surge, em fantásticas imagens, a empolgante história de Toho Daisuke. O item capaz de trazer indizível prazer à sua leitura é justamente o encontro entre texto e ilustração, ausente em livros não quadrinizados. Portanto...

Os coloridos desenhos do francês Hugues Micol cativam o olhar e transportam o leitor a um universo de aventuras de sabor oriental que faz eco a contos clássicos da literatura universal. Espicaçando a curiosidade e deliciando os sentidos, apresenta a minuciosa saga deste jovem espadachim em busca da própria identidade, interagindo com personagens cuja existência só seria possível num Japão feudal situado entre os séculos XVII e XVIII.

O deleite total representado pela apreciação de sua obra rendeu a Micol em 2004 o prêmio de "Melhor Desenho" no Festival Internacional de Angoulême (França). Não obstante, Toho Daisuke deve ao roteirista Eric Adam a firmeza do seu caráter, a sinceridade das suas ações e a presteza da sua espada — atributos que o levam a conflitos terríveis e a ver sua irmã perder a vida, em cenas marcadas por cruel beleza e tensão.

O cotidiano não era nada fácil para esses guerreiros anônimos a serviço de senhores prepotentes e nem sempre justos, levando-os a transitar entre o Bem e o Mal para desvelar segredos macabros. Ao lutar com assassinos e enfrentar as forças da natureza no intento de descobrir quem foi realmente seu pai, Toho Daisuke conta com a ajuda de um monge desconhecido, autor de uma estranha previsão: antes de que o samurai possa dar o sétimo suspiro, deverá confrontar-se com o seu destino.

Numa bem-cuidada edição com capa cartonada e distribuição em livrarias e bancas de revistas, O sétimo suspiro do samurai garante entretenimento completo mesmo a quem habitualmente (ainda) não lê quadrinhos ou só aprecia games e a velocidade das mudanças em telinhas de computador ou celulares. E simboliza mais: pode ser o caminho seguro da iniciação para o mundo editorial que associa, com muita competência, traço e palavra. É só fazer a experiência — e a passagem.


SERVIÇO
O sétimo suspiro do samurai
Álbum colorido em quadrinhos de Eric Adam e Hugues Micol
Conrad Editora - 120 págs.
Preço médio: R$ 32, em bancas e livrarias


PARA COMPRAR
http://www.lojaconrad.com.br/Quadrinhos/index.asp?PaginaAtual=3&codigo_categoria=&nome_categoria=