22 dezembro 2009

TUDO AO REDOR

Natal com Cristo



Seríamos todos verdadeiramente felizes se passássemos o Natal com Cristo. Preferimos inventar, no entanto, umas bobagens e enchemos a imaginação de nossos filhos com Papai Noel, veados, renas, trenós fantásticos, Polo Norte imaginado.

Escondemos a realidade que construímos em redor de nós, com seres humanos vivendo nas favelas em situações as mais indignas e humilhantes.

Sabe qual é o Papai Noel que mais admiro? Ele existe de verdade e não faz a barba, porque não tem dinheiro para comprar qualquer tipo de barbeador. Quando ele passa, segurando um cordão com seis caixas de sapatos, sem sapatos, para mim é o Papai Noel mais importante do mundo.

O mais galante. As senhoras o adoram quando ele deixa uma caixa vazia em frente às suas casas, na favela. Durante alguns dias, vão viver como seres humanos e não como bichos -- para falar melhor a verdade, como gatos.

No caminhão de lixo, ninguém jamais abre as caixas: "É o esgoto dos pobres" -- explicam os lixeiros veteranos aos funcionários novos.

No Brasil atual, brincamos com Democracia e Cristianismo. Não levamos os dois a sério. Os políticos em Brasília piedosamente deram-se as mãos e rezaram o Pai-Nosso pelo presente de Natal que a Democracia Brasileira lhes deu: as verbas roubadas.

Tempo de Natal! A Liturgia católica recomenda ler, neste ano, o evangelho de São Mateus. Você, católico relaxado, vai mesmo morrer sem jamais ter lido um evangelho da primeira à última página? São tão poucas folhas!...

Somente umas vinte! Não tenha a Eternidade para se arrepender...

Com Cristo, tenham todxs um feliz Natal de verdade. Contado por Mateus!


*O professor Roberto de Carvalho Rocha é diretor da Faculdade Christus em Fortaleza

SAIBA MAIS
www.christus.com.br