06 abril 2006

TEMPERATURA DOS VINHOS

Critérios para desfrutar uma boa taça


Sou cético quanto a regras “imutáveis” que alguns entendidos ou enólogos apregoam em relação aos vinhos, simplesmente porque quebrando estas mesmas regras é que outros tantos corajosos nos mostraram a possibilidade de prazeres indescritíveis — como a descoberta da harmonização perfeita entre o Pinot Noir e o salmão, rompendo a velha parceria de “somente vinhos brancos com peixes”, ou unindo vinhos brancos doces e foie gras (fígado de ganso), contrariando o princípio de que vinhos doces só combinam com sobremesas.

Não obstante, algumas regras parecem válidas, na maioria das vezes. Duas delas: a de servir vinhos tintos na temperatura entre 14ºC e 18ºC (temperatura ambiente na Europa) e a de beber vinhos brancos resfriados entre 6ºC e 10ºC. Na dúvida, pegue uma garrafa de um tinto qualquer e ponha-a na geladeira, duas ou três horas antes do jantar, ou então sirva um Chardonnay (branco) abrindo a garrafa sem nenhuma refrigeração anterior. Ao primeiro gole, você irá constatar que os tintos gelados perdem aroma e, em conseqüência, muito do seu sabor. E que os brancos sem refrigeração se tornam pesados, faltando aquele frescor que esperamos de um bom branco.
Mas qual a precisão destas temperaturas?

A resposta divide os amantes do vinho, mas diríamos que:
* Aos 18ºC, servem-se os melhores tintos, os mais encorpados (de Bordeaux, de Bourgogne ou da Toscana). Aos16ºC, os tintos menos encorpados e, na faixa dos 14ºC, tintos mais leves, como os Beaujolais.
* Na faixa dos 9ºC, servem-se os brancos mais secos. Já os brancos mais suaves têm sua temperatura ideal de serviço em torno de 6ºC.
* Espumantes ficam ótimos se servidos à temperatura próxima de 4ºC.
Há controvérsias quanto a estes valores, que são apenas referência: você é quem deverá escolher as temperaturas nas quais os vinhos mais lhe agradam.
Para tanto, é apenas necessário portar um termômetro aonde você for degustar um vinho.
* Ponha seus vinhos brancos na geladeira e sirva-os à temperatura em que sairem. Como o vinho vai se aquecendo ao ser servido nos copos, escolha a temperatura em que ele ficou mais agradável e use-a como guia para futuros serviços. Pessoalmente, acho que meia-hora fora da geladeira ou 15 minutos fora do balde de gelo traz a maioria dos vinhos brancos secos à temperatura ideal.
* Guarde seus tintos fora da geladeira e sirva-os à temperatura ambiente. Se estiver muito quente, ou se for um tinto leve (como um Beaujolais), considere a hipótese de pô-lo meia hora na geladeira, para resfriá-lo ligeiramente. E se você, por acaso, baixar demasiadamente a temperatura, alguns minutos fora da refrigeração farão o vinho voltar à temperatura ideal.

Pronto. Bebamos os vinhos nas temperaturas que mais favorecem sua apreciação, com grandes benefícios organolépticos, principalmente aos aromas característicos de cada um. Falta apenas escolher boas companhias para estes momentos sublimes da degustação de um vinho.
Um brinde a todos os leitores, com um bom vinho, na sua temperatura correta de serviço. Saúde!!!


TROQUE UMA IDÉIA

com o enólogo Jorge Cals Coelho:
calscoelho@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixando aqui sua opinião: