20 junho 2006

O PARANÁ NÃO PÁRA

Pressões: transgênica e outras agrárias (ou seriam "agruras"?)

O Paraná conseguiu posição de destaque no mercado nacional e internacional ao proibir a comercialização da soja transgênica. No entanto, uma liminar do TRF-Tribunal Regional Federal, em Porto Alegre/RS, liberou a exportação da versão geneticamente modificada do grão através do porto paranaense. O lance é que o Porto de Paranaguá (PR) atende, ao lado do Porto de Santos (SP), às maiores demandas de exportação da soja brasileira.

O governador do Estado, Roberto Requião (PMDB), afirmou que o Paraná apelaria ao STF-Supremo Tribunal Federal para garantir o direito de exportar apenas soja tradicional. Segundo Requião, o Paranaguá possui um enorme diferencial de qualidade na restrição que estabeleceu à soja transgênica. Além disso, o governador acredita que o TRF cometeu um crime ao permitir que os dois tipos de soja se misturem.

Ocorre que a Lei de Biossegurança do Brasil determina que grãos geneticamente modificados devem ser identificados e separados dos tradicionais. Segundo o procurador-geral do Estado, Sérgio Botto, pode haver contaminação entre as duas versões do produto, se o embarque de soja transgênica for realmente permitido.


SAIBA MAIS
Agência Notícias do Planalto
www.noticiasdoplanalto.net

Para ouvir a matéria, clique no alto-falante em
http://www.noticiasdoplanalto.net/index.php?option=com_content&task=view&id=1091&Itemid=43


LADO B
Poderia até ficar só nisso... Mas se, em termos de soja, o governador Requião deu uma certinha e bem dentro, em termos de mamona a coisa foi diferente. Perguntado sobre o que achava do projeto do biodiesel, Requião comeu sementes da euforbiácea (!), ensejando uma demonstração de diplomacia do Presidente Lula, que lhe havia dado as sementes.

Lula foi surpreendido pela reação de Requião, que as "passou pra dentro" na hora e começou a mascá-las. O governador do Paraná cuspiu tudo rapidinho, quando Lula avisou que as sementes conteriam uma toxina.

O que você achou da marmota? Deu até no Jornal Nacional há meses, mas é legal lembrar!!! De novo, sempre há tempo de aprender alguma coisa nova!!!

VEJA TUDO
http://www.youtube.com/watch?v=8WgrUhuzghc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixando aqui sua opinião: