28 fevereiro 2008

PLATÉIA & PALCO

SISTEMA NERVOSO



Após receber um duro golpe na ponta do queixo, um lutador cai nocauteado na lona. Após tanta violência, seu sistema nervoso não entende o que está acontecendo — e então, tudo se interrompe por cerca de alguns segundos. É como se houvesse um corte súbito de energia.

Durante a contagem de 10 segundos feita pelo juiz, ele tenta recuperar sua consciência. Sem conseguir diferenciar sonho de realidade e correndo risco de morte, o lutador é bombardeado por emoções e questionamentos sobre sua vida, sua saúde, sua força e seus medos. No teatro, um encontro urgente do ator e da platéia com a vida.

Trata-se de um espetáculo muito alegre e afirmativo, que trata o cidadão como um ser potencializador e único. É uma peça de muita energia, que prende a atenção pelo tema que aborda e pela movimentação baseada na estética das histórias em quadrinhos.

É uma tragicomédia que traz a linguagem da Mímica Total e uma proposta poética de romper a distância entre ficção e a realidade. Combinando um intenso estudo filosófico e científico sobre o tema com diversas improvisações e trabalhos corporais, o material de pesquisa converge em linguagem poética.

Nesta primeira fase é gerado um grande leque de cenas e partituras corporais. Na segunda fase, o material é selecionado e investigado. Este rico material é organizado por meio de composições de partituras de ação física e vocal.

A dramaturgia é finalizada com o mapeamento do pensamento na ação física, isto é, a dramaturgia do corpo. Somente nesta fase o texto escrito é finalizado. A movimentação é baseada nas técnicas extra-cotidianas da mímica, onde o corpo não é simplesmente um corpo, mas uma mídia primária, podendo incorporar objetos, emoções e abstrações.

O espaço é pintado e desenhado, visando a construção de ilusões mímicas. A voz aparece integrada ao corpo, tendo grande utilização da mímica vocal, com a corporificação de sons onomatopaicos, línguas inventadas (gromelô) e defacetação das palavras.



FICHA TÉCNICA

Direção, criação e atuação: Luis Louis e André Capuano

Figurino: Fause Haten

Sonoplastia: Fernando Mastrocolla

Criação de luz: Luis Louis e Vanderlei Conte

Vídeos: Beto de Faria

Realização: Estúdio Luis Louis & Cooperativa Paulista de Teatro



ONDE & QUANDO
Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso - São Paulo/SP
Sala Jardel Filho, de 16/02 a 22/03 (aos sábados, 21h)

SAIBA MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixando aqui sua opinião: