08 outubro 2008

IDÉIAS PREMIADAS

Valor ao que se inova


O Laboratório SESC Rio de Roteiros para Cinema Infantil, em parceria com o FICI-Festival Internacional de Cinema Infantil, selecionou os 10 roteiros que participarão do projeto em 2008 e nomeou os 10 consultores a eles associados. Entre os cinco roteiristas estrangeiros designados para vir ao Brasil, figuram renomados autores, destacados entre os mais atuantes do roteiro de cinema infantil contemporâneo.

O americano Michael Goldenberg roteirizou Harry Potter e a Ordem da Fênix, enfrentando o desafio de fazer uma adaptação do best-seller da inglesa J.K. Rowling sem perder o espírito do livro. Aos 43 anos, é co-roteirista de Where the wild things are, uma adaptação do livro infantil homônimo de Maurice Sendak que será dirigida por Spike Jonze.

O time de consultores tem ainda o francês Eric Rognard, com mais de 20 anos de experiência como roteirista para filmes infanto-juvenis na televisão européia, e a holandesa Mieke de Jong, roteirista dos premiados Spoon, de Sande Bakhuyzen, e Bonkers, de Martin Koolhoven. Seu último trabalho para o cinema, Winter in wartime, é uma adaptação do romance de Jan Terlouw, sobre um garoto na Holanda durante a 2.ª Guerra Mundial.

O dinamarquês Niels Arden Oplev e o norueguês Arne Lindtner Naess completam a lista dos consultores estrangeiros. Formado em direção cinematográfica pela National Film School da Dinamarca, Oplev fez dois filmes quando ainda era estudante e seu penúltimo filme Drømmen (We shall overcome, 2006) ganhou 16 prêmios, entre eles um Urso de Cristal, no Festival de Berlim, e o prêmio do júri infantil do Festival Internacional de Filme Infantil de Chicago.

Já o norueguês, ator, dramaturgo e diretor, roteirizou e dirigiu sete longas desde 2001, entre eles The Junior Olsen gang, um fenômeno de público em seu país natal.

Entre os cinco brasileiros que prestarão consultoria estão Cláudio Lobato, que escreve regularmente para a série infantil da TV Globo O sítio do picapau amarelo, e Maria Camargo, que passou pelo Laboratório SESC Rio de Roteiros com o roteiro infantil Noite de vaga-lumes.

Os outros três consultores são Claudio Galperin, roteirista do filme O ano em que meus pais saíram de férias, Eliana Fonseca, e Claudio Yosida, que também escreve para O sítio do picapau amarelo.

Os selecionados
Em 2008, o Laboratório recebeu 40 inscrições, a partir das quais foram selecionados os seguintes trabalhos: A fabulosa jornada de João e Maria, de Arnaldo Galvão e Flavio de Souza; A turma, de Ricardo Favilla; As peripécias de Pilar na Grécia, de Flavia Lins e Silva; Eu e meu guarda-chuva, de Adriana Falcão, Marcelo Gonçalves, Bernardo Guilherme e Toni Vanzolini; Historietas assombradas, de Daniel Turini e Vitor Brandt; Meninos do mangue, de Adolfo Lachtermacher e Roger Mello; Meu amigãozão, de Andrés Lieban e Claudia Koogan Breitman; O menino no espelho, de Cristiano Abud; Pedro e a cobra-de-fogo, de Tom S. Figueiredo; e Quem tem medo de fantasma?, de Sylvio Gonçalves, Cris D’Amato e Bruno Garotti.
MAIS CINEMA
E no cinema "adulto", o tradicional Laboratório SESC Rio de Roteiros para Cinema anuncia os 10 roteiros de longa-metragem de ficção selecionados para participar do Laboratório SESC Rio de Roteiros para Cinema deste ano (a ocorrer também no SESC Nogueira, em Petrópolis, de 25 a 28 de novembro).
Uma comissão formada por profissionais de cinema elegeu 10 roteiros entre os 165 inscritos. Os trabalhos escolhidos serão analisados por um time de 10 consultores brasileiros e internacionais, entre eles o roteirista americano Vondie Curtis-Hall, que veio ao Brasil para o Laboratório de 1998. Vondie roteirizou e dirigiu os filmes Na contra-mão (1997) e O acerto final (2006), além de episódios das séries Plantão Médico (ER) e Boston Legal.

Os roteiros selecionados são: Inferno provisório, de George Moura, roteirista do filme Linha de Passe, de Walter Salles e Daniela Thomas; Cidade tóxica, de Rose Miranda; Cupuaçu, de Iana Cossoy Paro, que se formou em Cinema pela Escola Internacional de Cinema e Televisão, em Cuba; Éden, de Antonia Pellegrino e Bruno Safadi, que é um reconhecido diretor de curtas-metragens e estreou na direção de longas com Meu nome é Dindi; Identidade, de Maurício Arruda e do artista multimídia Tadeu Jungle; Intimidade indecente, de Rogério Gallo, que é diretor de televisão com passagens pela RedeTV, MTV, atualmente no Canal 21; Maresia, de Melanie Dimantas, Marcos Guttmann e Rafael Cardoso; Posto 9, de Bernardo Melo Barreto, ator da Rede Globo; Queda livre, de Ricardo Pinto e Silva, que tem longa carreira no cinema e já dirigiu os longas Sua excelência, o candidato e Querido estranho; e Umbral, de Tiago Teixeira, que é um renomado curta-metragista.

Originalmente realizados no Brasil em parceria com o Sundance Institute, os laboratórios organizados por Carla Esmeralda já promoveram o encontro de mais de 250 roteiristas brasileiros em nove edições, nas quais 88 roteiros receberam mais de mil horas de consultorias de profissionais especializados dos mercados brasileiro e internacional.


10 roteiros! 10 consultores!
>> LABORATÓRIO SESC RIO DE ROTEIROS PARA CINEMA INFANTIL 2008
Realização: SESC Rio de Janeiro, em parceria com o Festival Internacional de Cinema Infantil, com organização de Esmeralda Produções Cinematográficas
>> De 07 a 10 de outubro, no SESC Nogueira (Petrópolis/RJ)


*Imagem do filme Winter in wartime, da holandesa Isabella Films

SAIBA MAIS
www.festivaldecinemainfantil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixando aqui sua opinião: