30 junho 2011

ARTE SEQUENCIAL


A batalha de Oliveiros com Ferrabrás:
cordel clássico em quadrinhos


O cearense Klévisson Viana, autor das excelentes HQs Lampião... Era o cavalo do tempo atrás da besta da vida e A Moça que namorou com o Bode, acaba de lançar mais uma novidade unindo os quadrinhos e a literatura de cordel.

Trata-se do álbum A batalha de Oliveiros com Ferrabrás (formato 21 x 28 cm, 48 páginas em preto e branco, R$ 30,00, já com frete incluso), no qual Klévisson desenha, com arte-final de Eduardo Azevedo, o texto do poeta paraibano Leandro Gomes de Barros (1865-1918).

Esta é a primeira vez que este clássico do cordel, publicado pela primeira vez no Século 18 e que versa sobre um embate ocorrido na época das Cruzadas, é adaptado para os quadrinhos.

A trama, traduzida em heptassílabos por Leandro Gomes de Barros, revive um episódio que alude à tradicional História de Carlos Magno e os Doze Pares de França, romance de cavalaria do padre e médico militar português Jerônimo Moreira de Carvalho.

Na história, Oliveiros, um dos 12 cavaleiros liderados por Roldão (Roland, em francês), enfrenta Ferrabrás, o líder das hordas turcas, que, após saquear Roma e apossar-se de relíquias cristãs, desafia os paladinos de Carlos Magno para um combate. A partir daí, acontece uma árdua peleja entre estes cavaleiros, que são também cavalheiros.

O álbum, patrocinado pela Secretaria de Cultura do Ceará, tem prefácio do escritor baiano Marco Haurélio, edição de texto do jornalista Max Krichanã e produção cultural de Bruno Monteiro.

A batalha de Oliveiros com Ferrabrás, que já conquistou o Prêmio Luiz Sá de Quadrinhos, promovido pela Secretaria de Cultura do Ceará, pode ser adquirido pelo e-mail tupynanquim_editora@ibest.com.br.




Fonte: Universo HQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixando aqui sua opinião: