06 outubro 2015

SINAIS DE FALÊNCIA


A Amazônia pede socorro*

“Difundir esta mensagem para crianças e jovens é o segredo de um
futuro em que ainda possamos apreciar sombra e água 
fresca”

Uma brava guerreira, que resistiu por milhões de anos a cataclismos climáticos começou a sucumbir, nas últimas quatro décadas, aos ataques de inimigos cruéis: motosserras, tratores e fogo. O desmatamento sem limites ameaça a última grande floresta do planeta. 

Desde a década de 1970, a Amazônia perdeu uma área de 763 mil quilômetros quadrados (extensão equivalente a três estados de São Paulo) contabilizados apenas no território brasileiro. Ao todo, estima-se que 42 bilhões de árvores foram derrubadas. Os dados alarmantes constam no relatório O futuro climático da Amazônia, escrito por Antonio Donato Nobre, agrônomo com Mestrado em Biologia Tropical (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e PhD em Earth System Sciences (Biogeochemistry) pela University of New Hampshire (localizada em Durham/NH, EUA). 

Atualmente, Nobre é pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e no Centro de Ciências do Sistema Terrestre, do INPE-Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Divulgado em outubro de 2014, o Relatório utiliza uma linguagem acessível para demonstrar a extrema importância do ecossistema amazônico para o equilíbrio do clima e o que precisa ser feito para frear a destruição desse bioma. Embora a sociedade não se dê conta, a situação já está muito grave. “Estamos na UTI e vemos sinais fortes de falência múltipla de órgãos”, afirma o cientista. 

“As magníficas florestas que tínhamos funcionavam como um ‘colchão verde’ que permitia amortecer os trancos do clima planetário. Com o desmatamento, essa resiliência está sendo perdida. As mudanças climáticas nos atingem secamente na coluna, como quando trafegamos em uma estrada esburacada em um jipe sem amortecedores e sem molas na suspensão”, compara.

Segundo Antonio Nobre, a ignorância das leis da natureza é o motor que impulsiona o desmatamento. Por isso, ele propõe a universalização do acesso às descobertas da ciência sobre o papel determinante da floresta na regulação do clima. “É vital que os fatos científicos cheguem à sociedade e tornem-se conhecimento corrente”, argumenta ele. O pesquisador aponta, ainda, outra medida a ser adotada urgentemente: o desmatamento zero. 

E só isto não basta. É preciso replantar as florestas em todo o País. “Se nos movermos como se estivéssemos diante de um esforço de guerra, talvez, ainda, tenhamos uma fresta de oportunidade para usar o poder de cicatrização dos sistemas vivos na recuperação do ‘berço esplendido’ que recebemos e que soubemos sujar e destruir como ninguém”, enfatiza. Leia a seguir a íntegra de sua entrevista:

SUELI ZOLA: No ano de 2014, o sudeste do Brasil enfrentou as mais altas temperaturas associadas à pior estiagem registrada na região. Isto é um sinal de que as temidas mudanças climáticas deixaram de ser cenário futuro e já se tornaram uma realidade? 
ANTONIO NOBRE: O noticiário internacional mostra que essas mudanças climáticas não são privilégio nosso. Muitas áreas no mundo já sofrem efeitos pesados pela perda da “saúde” do sistema de suporte da vida. A comunidade científica vem, há várias décadas, fazendo alertas e soando o alarme, de forma progressivamente mais chamativa. No entanto, a humanidade continuou dormitando e não querendo escutar, como o jovem com preguiça de acordar para ir à escola. Interesses escusos e sujos financiaram uma poderosa máquina de embaralhamento cognitivo, mantendo as pessoas na funesta crença de que estava tudo bem, que a natureza tem seus altos e baixos, mas que daqui a pouco volta tudo ao normal.

SZ: Não estamos percebendo a gravidade da situação? 
AN: Fazendo um paralelo com a saúde humana, nossa situação é comparável à de um alcoolista, que passou a vida se intoxicando, sentindo os efeitos de cada sessão de intoxicação na ressaca do dia seguinte, mas sempre se iludindo; acreditando na enorme capacidade do corpo (e da vida) de recuperar-se, de reconstruir bem-estar. Até que um dia os abusos repetidos (e todos registrados pelo corpo) levam ao diagnóstico fatal: cirrose hepática. Assim como o alcoolista, a humanidade gera e expele todos os tipos de tóxicos no organismo terrestre. Além de intoxicar, dedica-se também a devastar os próprios órgãos (ecossistemas), que em condições normais fariam a faxina e os reparos dos abusos. Neste sentido, a relação da humanidade com o planeta é ainda pior do que a do alcoolista com seu sofrido corpo; apesar de intoxicar-se repetidamente, não ocorreria ao alcoolista sair “desmatando” seu fígado. Então, eu creio que estamos na UTI e já vemos sinais fortes de falência múltipla de órgãos. As magníficas florestas que tínhamos funcionavam como um “colchão verde”, que permitia amortecer os trancos do clima planetário. Com o desmatamento, essa resiliência está sendo perdida. As mudanças climáticas nos atingem secamente na coluna, como quando trafegamos em uma estrada esburacada em um jipe sem amortecedores e sem molas na suspensão. 

SZ: O senhor utilizou, em uma palestra, uma metáfora para explicar como a Floresta Amazônica funciona, caracterizando-a como um coração...
AN: A Amazônia funciona, por analogia, como um corpo vivo e possui vários sistemas. A água irriga e drena os solos de forma análoga ao sangue, que irriga e drena os tecidos do corpo. Se os familiares
rios são análogos às veias, que drenam a água usada e a retornam para a origem no oceano, onde ficam as artérias do sistema natural? São os rios aéreos, que trazem a água fresca, renovada na evaporação do oceano. Para completar o sistema circulatório, faltava somente o coração, a bomba que impulsiona os fluxos nas artérias aéreas. A teoria da bomba biótica veio explicar que a potência que propele os ventos canalizados nos rios aéreos deve ser atribuída à grande floresta, que funciona,
então, como coração do ciclo hidrológico.

SZ: No relatório “O futuro climático da Amazônia”, o senhor mostra que a floresta perdeu, em 40 anos, uma área de 763 mil quilômetros quadrados, correspondente a três estados de São Paulo. Quais são as consequências desse passivo ambiental?
AN: Na realidade, essa extensão gigantesca é somente corte raso (barbear rente da floresta) na Amazônia brasileira; não inclui o corte raso nos outros países. Também não considera a degradação florestal, cuja área está estimada em 1,2 milhão de hectares só na Amazônia brasileira. As consequências do desmatamento são as mesmas quando um banco resolve executar o principal de uma dívida impagável de algum cliente, porque o próprio banco está à beira da falência. Cunhei uma expressão que esclarece bem as consequências: “o desmatamento sem limite encontrou no clima um juiz que sabe contar árvores, que não esquece e nem perdoa”.

SZ: Por que o desmatamento avançou tanto nesses últimos 40 anos?
AN: Estamos, hoje, trilhando na ciência das florestas um caminho trilhado pela Medicina no passado. Até o século 19 ainda se acreditava que a sangria (deixar verter o sangue por um corte) era um bom tratamento para doenças. Pouco ou nada se conhecia sobre a circulação, as doenças e os milhares de fatores que concorrem para a saúde em um complexo corpo humano. Até hoje, setores expressivos das sociedades em países que ainda têm florestas creem que a sangria da floresta (desmatamento) é algo bom para o seu país, porque abre espaço para outras atividades econômicas. Décadas atrás, apenas pouco ou nada se conhecia sobre o metabolismo da grande floresta e sua conexão com a atmosfera, o que a liga com outras regiões e com o planeta como um todo. Agora sabemos que o desmatamento é um desastre de grandes proporções e que, assim como a sangria da Medicina primitiva, pode levar mais provavelmente à morte do que à cura. Neste caso, a morte da grande guerreira, a Floresta Amazônica, afeta todos os que dependem de chuvas fartas, reguladas e benignas, entre muitos outros serviços prestados por essa usina ambiental.

SZ: Há como frear a esteira que nos conduz a esse triste fim?
AN: Vários colegas acreditam que não tem mais retorno. Imagino que pensam assim porque sabem da teimosia desta sociedade que preferiu ignorar os alertas qualificados de seus cientistas para seguir dormitando em cima de elaboradas mentiras que lhe ofereceu a máquina de embaralhamento cognitivo. Eu, porém, creio que, se nos movermos como se estivéssemos diante de um esforço de guerra, talvez, ainda, tenhamos uma fresta de oportunidade para usar o poder de cicatrização dos sistemas vivos na recuperação do “berço esplêndido” que recebemos e que soubemos sujar e destruir como ninguém.

SZ: Além da imprescindível manutenção do clima (e da vida, por decorrência), essa “usina ambiental” que é a Amazônia presta outros serviços ao nosso continente e planeta?
AN: Por meio dos serviços ao clima, a Amazônia conecta o funcionamento ecoclimático dos dois oceanos contíguos (Atlântico e Pacífico); tem manifesta importância na atenuação de oscilações como El niño e La niña, contém e mantém enorme quantidade de carbono, entretecido na astronomicamente complexa trama da vida (carbono que não vai produzir aquecimento planetário se a floresta não for queimada). E esses são apenas dois exemplos de muitas funções da grande floresta para o continente e para o planeta.

SZ: O senhor afirma, no Relatório, que o seu objetivo é reduzir a principal causa do desmatamento: a ignorância. Mas seria a ignorância a principal causa do desmatamento? Ou esta causa não estaria aliada também à ganância?
AN: Atrás dos sete pecados capitais, entre eles a ganância, reside e atua a crassa ignorância das leis da natureza. Não é por acaso que, na maior parte das histórias de cinema, vemos tais vícios terminarem mal. Creio firmemente que, se conseguirmos vencer essa guerra contra a ignorância em toda a sua desafiante extensão, veremos menos e menos ânimos escurecidos por ganância, gulodice, avareza e tantas outras excrescências humanas. Difundir essa mensagem para crianças e jovens é o segredo de um futuro em que ainda possamos apreciar sombra e água fresca. Mas mesmo hoje podemos ver conversões pelo saber. No Relatório, listo e coloco links para exemplos bonitos de que erros não precisam persistir quando entendemos e nos conscientizamos. O caminho para o abismo se abre ameaçador à nossa frente, mas aqui no cantinho ainda tem uma corda pendurada, que pode nos salvar do precipício. Temos que pegá-la com todas as forças e nos alçarmos por ela.
*Entrevista por Sueli Zola, publicada na revista
Saúde Samel - Ano III, 
n.o 13, jan-fev-mar 2015.
Imagem em http://ipam.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixando aqui sua opinião: