10 maio 2006

INTERNET TV

Uma definição para o novo século?


Alberto Luchetti, o comandante da primeira WEBTV do Brasil, explica o que está acontecendo:

“O verbo não é mais ASSISTIR. O verbo agora é ACESSAR: acessem a allTV!”

Para aprofundar este assunto, o www.televidere.blogger.com.br lançou o seguinte post:

allTV — a TV da Internet — conquista o Esso 2005

Fundada em maio de 2002 pelo jornalista Alberto Luchetti, a allTV consagrou-se como a primeira TV da Internet com 24 horas de programação ao vivo. Localizada no bairro do Paraíso, em São Paulo, a emissora conquistou ao longo de sua trajetória espectadores de diversas partes do mundo.

Mais de 80% da programação da allTV acontece na bancada de um estúdio, onde a dinâmica é pontuada pela interatividade. Dois ou mais apresentadores comentam notícias e acontecimentos com convidados e com o chat aberto aos internautas. Pela grade encontramos ainda uma boa dose de entretenimento com programas musicais, talk shows e teledramaturgia. Tudo com a marca da interatividade.

A existência de uma televisão na Internet para muitos ainda soa estranha. Consolidar a allTV foi tarefa difícil, só vencida pela força dos que acreditaram e apostaram em seu potencial. O resultado veio em novembro de 2005, quando a emissora conquistou o Prêmio Esso 2005, o Oscar do jornalismo nacional, como Melhor contribuição ao telejornalismo brasileiro. Emocionado com o reconhecimento, o diretor e fundador Alberto Luchetti declarou para o Televidere e para o site Comunique-se:

"Como os próprios jornalistas do júri do Esso enfatizaram, a allTV é hoje a TV da geração multimídia, uma soma de tudo o que há de mais importante nas mídias tradicionais: conteúdo de jornal, agilidade e imediatismo de rádio, plástica e imagem de TV e interatividade de Internet".

Freqüentador dos chats da allTV desde sua fundação, o pesquisador Elmo Francfort vê na emissora uma quebra do tabu espectador-apresentador: "Foi uma nova forma de fazer televisão, num novo espaço, num formato que pode fazer com que o telespectador e até mesmo o apresentador pudessem se encontrar totalmente, sem ter uma 'tela' no meio atrapalhando".

As declarações de Luchetti e Elmo refletem uma tendência dos veículos de comunicação: a estrutura multimídia. A influência da Internet mudou a dinâmica da televisão, acelerando as informações e fazendo com que a imagem valha tanto ou mais que a palavra. A ditadura da informação vem aos poucos se transformando em debate de idéias, colocando a resposta do público no imediato momento da notícia.

Conteúdo e interatividade. Dois pontos que, com o auxílio da tecnologia, fizeram da allTV uma premiada TV de vanguarda.

CONFIRA
Para ver se faz sentido o que Luchetti, Elmo e o texto acima afirmam, acesse

http://www.alltv.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixando aqui sua opinião: