10 maio 2006

JAMES JOYCE EM 2006

Celebração do beletrista irlandês já está agendada


Cada vez mais o mundo quer saber quem foi James Joyce e porque seu trabalho traz tanta repercussão ainda hoje, a mais de 60 anos de seu desaparecimento. Nascido em Dublin em 1882 e falecido em Zurique em 1941, um dos mais notáveis irlandeses recebe todos os anos, planeta afora, uma homenagem denominada Bloomsday, em referência ao Sr. Bloom, um de seus personagens.

Durante o Bloomsday, celebram-se as memórias de Joyce e promove-se a apreciação de seu talento, revisitado em apresentações cênicas, recitais de música da Irlanda, traduções, audiovisuais, publicações... Enfim, uma festa literária para a arte e os sentidos — que em São Paulo costuma centralizar-se no Finnegans, simpático pub da região dos Jardins cujo nome remete às páginas escritas por Joyce.

Para aprender a degustar o fluxo do pensamento joyceano, os especialistas têm como essencial a leitura de dois emblemáticos volumes de sua autoria: Ulysses e Finnegans Wake. No mais, o Bloomsday 2006 já está definido, entre outros lugares, em Santa Maria/RS, onde deve realizar-se — como já ocorre por lá desde 1994 — dia 16 de junho, data oficial do Bloomsday, propícia a leituras, filmes, música, arte, poesia e prosa. Tudo, claro, com um leve tempero joyceano, para todos os gostos.

VÁ LÁ
Sexta-feira, 16/06 às 16h00 no Centro Cultural Cesma
Rua Prof. Braga, 55 - Santa Maria/RS
Tel.: (55) 3221-9165

E às 19h30 no Ponto de Cinema Bar
Rua Ângelo Uglione, 1567 - Santa Maria/RS
Tel.: (55) 3221-8800

Veja o programa e o cartaz do evento em: http://amseverino.sites.uol.com.br/bloomsday.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixando aqui sua opinião: